Tags:
Objetivos:
- Apresentar e praticar estruturas para expressar gostos e preferências em espanhol (gustar, encantar, interesar);
- Incorporar aspectos culturais por meio de música e vídeos;
- Desenvolver as habilidades de escuta, fala, leitura e escrita de forma integrada;
- Estimular o uso da língua em situações comunicativas reais e contextualizadas;
Tempo: 1h30min.
Preparação:
- Impressão de fichas do vocabulário temático (comidas, hobbies, tipos de música, esportes, etc.);
- Preparar cartões para dinâmicas e role play;
- Garantir acesso a caixas de som, projetor ou TV, se necessário.
Materiais:
- Música ‘’Me gustas tú’’ – Manu Chao
- Cartões com gostos e preferências
- Lousa e caneta
Etapa 1:
- Iniciar cumprimentando a turma em espanhol e perguntar de maneira descontraída: ‘’¿Qué música les gusta?’’, ‘’¿A quién le gusta bailar/cantar/comer pizza?’’, ajudando para um aquecimento e sondagem inicial.
- Exibir a música ‘’Me gustas tú’’ com um vídeo com a letra, e pedir para que escutem com atenção – durante a audição, os vocábulos ligados a gostos e o verbo ‘’gustar’’ devem ser destacados, para que os alunos possam identificar o vocabulário.
- Após a exibição, promover uma discussão guiada: quem é o cantor?; quais palavras se repetem na canção?; do que ele gosta?; há alguma dessas coisas de que vocês também gostam?.
Use a canção como porta de entrada para trabalhar a oralidade de forma lúdica.
Etapa 2:
- Apresentar a estrutura gramatical:
- A mí me gusta / A ti te gusta / A él/ella le gusta…
Explicar que o verbo gustar funciona de maneira diferente do português, pois o sujeito gramatical é aquilo de que se gosta, sendo assim, existe a falta do uso da preposição ‘’de’’, como seria no português.
- Exemplo: ‘’Me gusta la pizza’’ com o sentido de = ‘’A pizza me agrada’’
- Use imagens para contextualizar os exemplos e peça que os alunos repitam oralmente, imitando os padrões:
- Mostrar uma imagem de sorvete – ‘’¿Te gusta el helado?’’
- Mostrar futebol – ‘’¿A quién le gusta jugar al fútbol?’’
- Faça o mesmo com verbos similares, como: encantar, interesar e molestar.
Etapa 3
Nessa etapa, o professor deve realizar uma prática controlada com os alunos, a partir de duas atividades diferentes, sendo elas:
Atividade 1: ‘’Encuentra a alguien que…’’ (atividade de circulação)
- Os alunos recebem uma ficha com frases como:
- Encuentra a alguien que le guste el chocolate.
- Encuentra a alguien que odie el reguetón.
- Encuentra a alguien que ame bailar salsa.
Eles devem circular pela sala e perguntar aos colegas.
Uso livre:
Atividade 2: ‘’Mis gustos’’ – produção oral ou escrita
- Em duplas, os alunos produzem um diálogo simples sobre gostos. Para isso, é importante que se faça o uso de dicionários e do auxílio do professor com o vocabulário, devido às dúvidas que possam surgir.
Exemplo:
- ¿Te gusta el cine?
- Sí, me encanta. Prefiero las películas de terror.
- ¿Y a ti?
- Me interesan los documentales.
Adapte os temas à realidade dos alunos. Fale de hobbies populares no momento, influenciadores que eles possam conhecer, músicas brasileiras traduzidas etc.
Para o fechamento e extensão, realizar uma revisão oral rápida, com perguntas como: ¿Qué aprendimos hoy?; ¿Qué te gusta hacer en tu tiempo libre?.
Autoria: Giulia Bertilli da Silva
Nível: A2