Tags:

Objetivos:

  • Apresentar e praticar estruturas para expressar gostos e preferências em espanhol (gustar, encantar, interesar);
  • Incorporar aspectos culturais por meio de música e vídeos;
  • Desenvolver as habilidades de escuta, fala, leitura e escrita de forma integrada;
  • Estimular o uso da língua em situações comunicativas reais e contextualizadas;

Tempo: 1h30min.

Preparação:

  • Impressão de fichas do vocabulário temático (comidas, hobbies, tipos de música, esportes, etc.);
  • Preparar cartões para dinâmicas e role play;
  • Garantir acesso a caixas de som, projetor ou TV, se necessário.

Materiais:

Etapa 1:

  1. Iniciar cumprimentando a turma em espanhol e perguntar de maneira descontraída: ‘’¿Qué música les gusta?’’, ‘’¿A quién le gusta bailar/cantar/comer pizza?’’, ajudando para um aquecimento e sondagem inicial.
  2. Exibir a música ‘’Me gustas tú’’ com um vídeo com a letra, e pedir para que escutem com atenção – durante a audição, os vocábulos ligados a gostos e o verbo ‘’gustar’’ devem ser destacados, para que os alunos possam identificar o vocabulário.
  3. Após a exibição, promover uma discussão guiada: quem é o cantor?; quais palavras se repetem na canção?; do que ele gosta?; há alguma dessas coisas de que vocês também gostam?.

Use a canção como porta de entrada para trabalhar a oralidade de forma lúdica.

Etapa 2: 

  1. Apresentar a estrutura gramatical:
  • A mí me gusta / A ti te gusta / A él/ella le gusta…

Explicar que o verbo gustar funciona de maneira diferente do português, pois o sujeito gramatical é aquilo de que se gosta, sendo assim, existe a falta do uso da preposição ‘’de’’, como seria no português.

  • Exemplo: ‘’Me gusta la pizza’’ com o sentido de = ‘’A pizza me agrada’’
  1. Use imagens para contextualizar os exemplos e peça que os alunos repitam oralmente, imitando os padrões:
  • Mostrar uma imagem de sorvete – ‘’¿Te gusta el helado?’’
  • Mostrar futebol – ‘’¿A quién le gusta jugar al fútbol?’’
  1. Faça o mesmo com verbos similares, como: encantar, interesar e molestar.

Etapa 3

Nessa etapa, o professor deve realizar uma prática controlada com os alunos, a partir de duas atividades diferentes, sendo elas:

Atividade 1: ‘’Encuentra a alguien que…’’ (atividade de circulação)

  • Os alunos recebem uma ficha com frases como:
  • Encuentra a alguien que le guste el chocolate.
  • Encuentra a alguien que odie el reguetón.
  • Encuentra a alguien que ame bailar salsa.

Eles devem circular pela sala e perguntar aos colegas.

Uso livre:

Atividade 2: ‘’Mis gustos’’ – produção oral ou escrita

  • Em duplas, os alunos produzem um diálogo simples sobre gostos. Para isso, é importante que se faça o uso de dicionários e do auxílio do professor com o vocabulário, devido às dúvidas que possam surgir.

Exemplo:

  • ¿Te gusta el cine?
  • Sí, me encanta. Prefiero las películas de terror.
  • ¿Y a ti?
  • Me interesan los documentales.

Adapte os temas à realidade dos alunos. Fale de hobbies populares no momento, influenciadores que eles possam conhecer, músicas brasileiras traduzidas etc.

Para o fechamento e extensão, realizar uma revisão oral rápida, com perguntas como: ¿Qué aprendimos hoy?; ¿Qué te gusta hacer en tu tiempo libre?.

Autoria: Giulia Bertilli da Silva

Nível: A2