Autoria: Marcela Rodrigues Tafner e Vinícius Marino Silva

Nível: A2 

Objetivos: 

  • revisar o tempo e modo verbais presente do indicativo;
  • retomar os usos comunicativos do presente do indicativo;
  • praticar a compreensão escrita e de leitura.

Tempo: 90min

Materiais: 

  • Lousa e caneta.

Etapa 1:

a) A/o professor/a cumprimentará os alunos, de preferência utilizando vocabulário em espanhol para inseri-los no contexto. b) Em seguida, ele/ela iniciará a introdução à temática da aula perguntando aos alunos sobre seus hábitos e rotinas. c) é importante que ele/ela  se atente ao uso dos verbos pelos alunos, de modo que utilizem o presente do indicativo. d) Independentemente desse uso ter ocorrido ou não, sugere -se a interacao do/aa professor/a  com os alunos, falando também um pouco acerca de sua rotina própria, utilizando, assim, o tempo e modo verbal desejado. e) Posteriormente, o/a professor/a deve destacar esse uso trazendo reflexões aos alunos sobre a matéria já estudada anteriormente e revisando os usos comunicativos do presente do indicativo em espanhol. 

Etapa 2:

a) O/a professor/a deve dispor na lousa frases no presente do indicativo em espanhol com os verbos no infinitivo entre parênteses a serem conjugados pelos alunos. b) A sala deve ser dividida em duas equipes, que irão competir entre si. c) O/a professor/a deve atentar-se à rapidez com que os alunos conjugam, mas principalmente à conjugação adequada dos verbos, e, em especial, dos verbos irregulares. 

Com essa atividade, o/a professor/a pode promover reflexões acerca das terminações dos verbos conjugados, abordando semelhanças e diferenças entre eles. Além disso, os usos comunicativos dentro das frases apresentadas devem ser destacados, podendo também gerar reflexões acerca do tempo e modo verbais em questão. Caso seja desejado pelo/a professor/a, pode ser oferecida uma prenda à equipe vencedora, já que a competitividade pode instigar a participação dos alunos.

Observações: Esse plano de aula é direcionado a uma aula de revisão da matéria de presente do indicativo em espanhol, a qual foi planejada para realização em duas partes, portanto recomenda-se a leitura dos planos Revisión del Presente de Indicativo I e Revisión del Presente de Indicativo II.