Autoria: Marcela Rodrigues Tafner e Vinícius Marino Silva

Nível: A2 

Objetivos: 

  • retomar os usos comunicativos do presente do indicativo;
  • praticar a compreensão auditiva e o vocabulário relacionado à conjugação verbal no presente do indicativo;
  • analisar aspectos culturais e linguísticos do México. 

Tempo: 90min

Materiais: 

  • Música “Limón y sal”; 
  • Conexão com a internet e aparelho de som e vídeo também para utilização do site Lyrics Training: https://lyricstraining.com/.

Etapa 1:

a) O/a professor/a deverá cumprimentar os alunos, de preferência utilizando vocabulário em espanhol. b) A seguir, o/a professor/a deve apresentar a música “Limón y sal” aos alunos, inicialmente sem disponibilizar a letra. c) Se necessário, o/a professor/a pode passar apenas a música, sem o videoclipe, para que haja uma primeira impressão desta aos alunos. d) Posteriormente, a música deve ser passada com o videoclipe, para que haja uma reflexão conjunta acerca dos possíveis significados do clipe e o que foi compreendido da canção. e) Caso haja dificuldade para compreensão, a música pode ser passada com letra em espanhol, para que os alunos realizem uma interpretação em conjunto. f) O/a professor/a deve instigar uma reflexão acerca do refrão, e consequentemente do título da música, os quais envolvem a temática de aceitar e amar alguém do jeito que ela é e a tradição do limão e sal juntamente com as bebidas mexicanas.

Etapa 2:

a) Após os alunos discutirem o significado de “limón y sal”, o/a professor/a pode questionar acerca da variante linguística da cantora (mexicana), passando a música para tocar mais algumas vezes, se necessário para fomentar a discussão. b) Depois disso, o/a professor/a deve abordar alguns aspectos culturais típicos do México, para explicitar o significado do título da música. c) Posteriormente, o/a professor/a pode contextualizar esses aspectos a partir de uma breve descrição da cantora Julieta Venegas, explicitando seu local de nascimento (Estados Unidos), de crescimento (México), bem como que trata-se de um dos ícones da música mexicana, por trabalhar com  gêneros musicais diferentes, como pop, rock e indie. d) A interpretação que os alunos fizeram pode ser retomada, recuperando os verbos no presente do indicativo, suas conjugações e usos comunicativos. e) Finalmente, o/a professor/a utilizará o site Lyrics Training de acordo com a disponibilidade da sala e do contexto institucional de recursos tecnológicos, podendo haver um revezamento entre os alunos para a fixação de vocabulário por meio da letra da música a ser completa no site.