Tags: conto; cuento; adjetivos; fazenda; hacienda; animais; animales; personificação; personificación; prosopopeia; prosopopeya

Objetivos: 

  • Praticar as compreensões oral e de leitura;
  • Ampliar vocabulário voltado a adjetivos em espanhol;
  • Ampliar vocabulário relacionado ao ambiente rural (cômodos da casa, animais);
  • Compreender o funcionamento da figura de linguagem “personificação”, em espanhol.

Tempo: 60 min

Materiais: 

Etapa 1: 

a) O/a professor/a cumprimentará os alunos. b) Em seguida, para que haja uma introdução da temática da aula, o/a professor/a deve entregar as cópias impressas do conto aos alunos e perguntar se eles conhecem a autora e/ou a história em questão. c) Posteriormente, o/a professor/a dará alguns minutos para que os alunos façam uma leitura silenciosa do conto, anotando palavras e expressões que eles não conhecem. d) O/a professor/a colocará o áudio da história para o grupo ouvir e falar um pouco sobre a leitura realizada. e) Depois que a leitura é feita e as dúvidas são sanadas, o/a professor/a instiga que os alunos interpretem a história a partir de algumas perguntas norteadoras: O que você achou de ambas as leituras? Pense no personagem central da história: Onde a história se desenrola? O que você pode falar sobre os espaços que compõem a história? A galinha da história pode ser uma comparação com algo da sociedade?

Etapas 2 e 3: 

a) Após as discussões e reflexões realizadas na etapa 1, os alunos devem ser conduzidos pelo/a professor/a a compreender a figura da galinha como membro (ou não) de uma família. b) A partir dessa reflexão, os alunos deverão encontrar no conto adjetivos e demais características ou ações atribuídas à galinha que a façam relacionar-se com a figura de um ser humano. c) Assim, o/a professor/a deverá esclarecer acerca da figura de linguagem “personificação”, chamada de “prosopopeya” ou de “personificación” em espanhol, e definida como uma “figura literaria”. d) Os alunos deverão ser indagados se conhecem outras histórias em que essa figura se faz presente. e) Na etapa final da aula, o/a professor/a deve requisitar aos alunos que busquem outras histórias de Clarice Lispector, e se o processo de escrita analisado em aula também ocorre nestas. 

Nível: A2

Autoria: Prof. Edson Luis R. Junior

Revisão: Marcela Rodrigues Tafner