Tags: viagens; viajes; perífrasis verbal;
Objetivos:
- Explicitar vocabulário voltado a viagens em espanhol;
- Praticar as compreensões oral, escrita e de leitura;
- Fixar a estrutura da perífrasis verbal composta por: verbo ir no presente do indicativo + preposição a + verbo no infinitivo.
Tempo: 60 min
Materiais:
- Música “Las ciudades son libros”, de Quintin Cabrera: https://www.youtube.com/watch?v=M-o-oLslNIE&ab_channel=CANCIONDEAUTORYOTRASHIERBAS.CONTRACORRIENTE
- Cópias impressas da letra da música “Las ciudades son libros”, de Quintin Cabrera: https://www.cancioneros.com/nc/9772/0/las-ciudades-son-libros-quintin-cabrera
Recorte de reportagem retirada do jornal “El País”, em anexo.
Etapa 1:
a) O/a professor/a cumprimentará os alunos. b) Em seguida, para que haja uma introdução da temática da aula o/a professor/a deve perguntar aos alunos se eles gostam de viajar, se eles já viajaram e para onde foram, o que fizeram e o que viram na viagem. c) Posteriormente, o/a professor/a colocará a música para os alunos para que eles a ouçam e tentem escrever as palavras que eles conseguiram entender. d) Após essa etapa, cada aluno receberá uma cópia impressa da letra da música para comparar as palavras que escreveu e tirar dúvidas de vocabulário. e) Depois de reproduzir a canção mais uma vez, o/a professor/a deve perguntar aos estudantes o que eles compreendem da frase que marca o refrão: “as cidades são livros lidos com os pés”.
Etapa 2:
a) O/a professor/a entregará cópias de um recorte da reportagem do jornal disponibilizada em anexo, podendo ser substituídas pela projeção em datashow do recorte da notícia. b) Em seguida, o/a professor/a poderá explorar outras notícias acerca de viagens. c) A partir da explicação do jornal sobre a canção de Quintin Cabrera, o/a professor/a mostrará alguns dos pontos turísticos citados na letra da canção, questionando os alunos sobre quais gostariam de visitar. d) Em seguida, o/a professor/a explicará que para expressar um desejo ou pedidos pode-se usar o verbo ir no tempo presente junto com a preposição “a” e um verbo no infinitivo (ir + a + verbo no infinitivo). e) Para isto, o/a professor/a deve trazer exemplos de situações, retomando as falas iniciais dos alunos sobre viagens e as construindo como frases nas quais essa estrutura verbal pode ser utilizada. f) O/a professor/a passará, neste momento, algumas palavras que fazem parte do léxico sobre “viagem”, como pedir e fornecer informações, partes do aeroporto, da rodoviária, etc. Uma possibilidade é trabalhar o léxico da página: https://www.bomespanhol.com.br/vocabulario/a-viagem
Etapa 3:
Nessa etapa da aula, os alunos deverão realizar uma atividade escrita selecionando um dos pontos turísticos apresentados, o qual desejam visitar, e explicando os motivos desse desejo e quais atividades eles pretendem realizar neste local. Para isso, os alunos utilizarão o léxico e a estrutura verbal mencionada anteriormente, de modo que, ao final da aula, haja uma breve apresentação oral sobre o texto escrito.
Anexo:
“LAS CIUDADES SON LIBROS QUE SE LEEN CON LOS PIES”
El festival ‘El viaje y sus culturas’ trae a Madrid cine, literatura, fotografía, música y charlas relacionadas con los viajes urbanos
MIGUEL ÁNGEL MEDINA 19 FEB 2015 – 00:01 CET
“La magia de Estocolmo
lleno de primavera
está en Río de Janeiro
vaya a saber por qué.
Lo seguiré diciendo
aunque nadie lo crea
que hay zonas de Getafe
que son de Hospitalet.
Las ciudades son libros
que se leen con los pies”.
Los versos de ‘Las ciudades son libros’, una canción del cantautor uruguayo Quintín Cabrera, muestran a la perfección que pasear por una ciudad – incluso por la propia – puede convertirse en un gran viaje. Recogiendo ese espíritu, Madrid estrena ‘El viaje y sus culturas’, un festival que reúne cine, literatura, fotografía, música, charlas y otras actividades culturales relacionadas con los viajes urbanos hasta el próximo 28 de febrero.
Nível: A2
Autoria: Érika Gomes, Edson Junior
Revisão: Marcela Rodrigues Tafner