Tags: saludar, presentarse, despedirse; saudar, apresentar-se, despedir-se
Objetivos:
- Conhecer, compreender e praticar as saudações, apresentações e despedidas em situações orais e em textos escritos.
- Reconhecer diferentes situações de uso: formalidade ou informalidade.
Tempo: 120 min
Materiais:
Apresentação em PowerPoint: https://drive.google.com/file/d/1l_LlhSzLoniEa5Hp97PPS2LXW8RQyiB_/view
Etapa 1:
- Cumprimentar os alunos, perguntar como estão, promovendo diálogo e descontração. b) Em seguida, quebrar o “gelo” entre os alunos da turma com um jogo, criando uma oportunidade para que eles encontrem seus colegas e desenvolvam atitudes que promovam o aprendizado (auto-estima, confiança, senso de pertencimento, etc.): o jogo consiste em uma apresentação inicial do professor e suas informações pessoais básicas, seguidas de perguntas aos alunos para que tentem responder da mesma forma. Com base nas perguntas conhecidas, os alunos terão que levantar-se e cumprimentar-se com: “Oi! Como vai você?”, e iniciar um diálogo solicitando informações pessoais do colega e anotando-as. Para finalizar o diálogo, o professor deverá tocar uma campainha (pelo celular ou computador), os alunos se despedem com: “Vejo você mais tarde! / Tchau! / Até depois!…” e procuram outro parceiro para repetir a atividade. c) Com as informações trabalhadas e coletadas, cada aluno apresentará um colega de classe, por exemplo: “O nome dela é Pilar e ela estuda economia …”.
Etapa 2:
- A partir daqui, é possível utilizar a apresentação de PowerPoint para aprimorar o tema com exibição de imagens e vídeos retirados de revistas, noticiários, jornais, contendo saudações de vários lugares do mundo de língua espanhola: seus gestos e expressões, apresentação de cumprimentos formais, informais e gerais e seus contextos de uso: cartas, e-mails, vídeos do mundo de língua espanhola e histórias contextualizadas. b) Promover uma discussão com os alunos sobre saudações e informações sobre o contexto de acordo com a situação: marca da pessoa, distância social, intimidade, contexto social, manutenção ou não de diálogo, etc. Apresentar vídeos para reforçar outros aspectos inerentes à saudação: expressões faciais, movimentos corporais, pronúncia, sons, gestos, etc. – Inserção da apresentação em contextos reais de comunicação (conversas e entrevistas do WhatsApp). Reforçar situações de despedida: formal, informal e geral, e seus contextos e diferentes formas de uso. c) Promover reflexões sobre o uso inadequado de saudações, apresentações e despedidas em situações cotidianas e textos escritos e fazer um contraste com o português.
Etapa 3:
- Proposta de atividades de avaliação: escrita e lúdica, com base na observação e participação em situações de saudações, apresentações e despedidas. b) Proposta de atividade de fixação sugerida pela revisora Profa. Giovanna Cristina Lourencetti: pedir para que os alunos, em duplas ou quartetos, escolham algum ambiente de onde estão tendo a aula (pátio, jardim, quadra… da escola, universidade…) e encenem um diálogo, contendo o conteúdo estudado, para ser gravado. A apresentação pode ser na aula seguinte. Pedir para que editem o vídeo de forma criativa. Sugestão de aplicativo/programa para edição: CapCut (para computador, celular iOS, Android).
Observação: recomenda-se incentivar os alunos a pronunciar bem e com a entonação apropriada.
Nível: A1 – A2
Autoria: Profa. Sabrina Lobo Tito e Profa. Egisvanda I. A. Sandes
Revisão: Profa. Giovanna Cristina Lourencetti