Tags: identidade; presente do indicativo; verbo ser; identidad; presente del indicativo
Objetivos:
- Compreender e fixar o uso do verbo ser, por meio da canção “Latinoamérica”;
- Explorar aspectos socioculturais e identitários do significado de ser latinoamericano.
Tempo: 100 minutos
Materiais:
- Caixa de som e handout;
- Data show
- Cartolina
- Canetas coloridas
- Folha de sulfite
- Música: Latinoamérica – Calle 13
Etapa 1:
a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. b) Iniciar a aula com algumas perguntas motivadoras sobre o significado de ser latinoamericano, como por exemplo: “O que você entende por ser latinoamericano?”, “Quais países você acredita que compõem a Latinoamérica?”, “O que significa “resistência” no contexto histórico e cultural da América Latina?” c) Propor uma reflexão a partir das respostas dos alunos. d) Apresentar a canção “Latinoamérica” (disponível nos materiais), distribuir a letra impressa e introduzir o tema da aula.
Etapa 2:
a) Pedir aos alunos que identifiquem e analisem os usos do verbo ser na música. b) Sugerir outras compreensões do uso de verbo ser em um contexto poético e identitário proposto pela música. c) Explicar o uso gramatical do verbo ser em outros contextos. d) Distribuir folhas de sulfite e solicitar aos alunos que utilizando o verbo ser respondam a seguinte pergunta: “Para você, o que significa ser latinoamericano?”. e) Após concluírem a tarefa, pedir que eles troquem entre si essas respostas, com o intuito de propor reflexões acerca da construção do verbo ser nas frases, bem como dos diferentes significados do que é ser latino para cada um.
Etapa 3
a) Criar um mural conjuntamente com os alunos expondo as respostas obtidas. b) Incentivar a criatividade na construção dos cartazes com o uso de cores, desenhos e imagens. c) Expor os cartazes em espaços de circulação na escola.
Autoria: Ana Lice Nascimento Silva, Bárbara Conceição, Isabele Batista de Jesus, Mariana Alves Pereira e Nicoli Fernandes Lavezzo
Nível: A2