La casa de papel (2017)

Na série espanhola, um grupo de nove ladrões e um líder, nomeado Professor, organiza um roubo, que será o maior da história, na Casa da Moeda na Espanha, com o objetivo de fabricar seu próprio dinheiro em quantidade inimaginável.

La casa de las flores (2018)

Com muita representatividade, a série mexicana de drama e comédia retrata a história de uma família de classe alta que enfrentam diversas adversidades e/ou desafios, tais como a traição, o divórcio, a bissexualidade etc. nas relações interpessoais. 

Alta mar (2019)

A série espanhola de mistério-drama conta a história de pessoas que começam a ter dificuldades em se relacionar dentre de um navio, nos anos 40, já que várias mortes misteriosas rondam a viagem.  

Agradecemos as contribuições acima a: Mayara Mayumi Sataka

Backdoor

Trata-se de uma versão mexicana do canal brasileiro, Porta dos fundos, que em 2019, iniciou este projeto de internacionalização. Ambos os grupos criam e adaptam, colaborativamente, esquetes (microcenas de humor) audiovisuais – espaço profícuo para discussões de contrastes entre línguas e culturas. Nesses dois anos iniciais, Backdoor já deve alcançar a marca de 300 vídeos postados: quase todos podem ser aproveitados, em aulas de espanhol, para discussões sobre as mais diversas práticas do cotidiano, principalmente, em uma perspectiva pós-crítica de currículo.

Agradecemos a contribuição acima a: Vitor Pereira Gomes

Accidente (2024) Drama; Classificação Indicativa: 16

Accidente (Depois do Acidente) é uma série mexicana disponível no Netflix. A história gira em torno do drama/suspense de famílias ricas envolvidas em um acidente com crianças que ocorreu em uma festa de aniversário infantil. Deve ser usada em aulas com alunos jovens e/ou adultos devido a seu vocabulário adequado apenas a partir dessa fase. Como é uma série mexicana, é possível trabalhar aspectos culturais e linguísticos como gírias (por exemplo: “no mames”) e sotaque. Além disso, pelo enredo é possível trabalhar temas relacionados a drogas (como podem ser prejudiciais), violência contra mulheres, mentiras, religiosidade, e que podem servir em atividades de conversação.

Agradecemos a contribuição acima a: Giovanna Cristina Lourencetti