La casa de papel (2017)  Drama, Suspense; Classificação Indicativa: 16

Um grupo de assaltantes, liderados por um indivíduo denominado “O Professor”, enfrenta muitas adversidades para concretizar dois assaltos, meticulosamente planejados, na Casa da Moeda Real da Espanha e no Banco Central da Espanha. A série é interessante como uma forma de abordar questões éticas, já que a trama se pauta em um dilema moral. Além disso, pode-se utilizar trechos de cenas para realizar atividades de compreensão auditiva, com foco no entendimento e na análise de gírias e expressões idiomáticas. (Indicação: Bárbara Conceição)

La casa de las flores (2018) Comédia; Classificação Indicativa: 16

Após o falecimento de sua amante, o dono de uma floricultura decide levar seus filhos para morarem na casa ao lado de sua atual família que desconhecia, até então, esse caso extraconjugal. A partir da série, pode-se explorar e propor discussões acerca de temas como identidade, família e sexualidade. Ademais, é possível utilizar trechos para trabalhar o vocabulário e a pronúncia dos estudantes, bem como trabalhar com atividades de escuta e compreensão. (Indicação: Bárbara Conceição)

Alta mar (2019) Suspense, Drama; Classificação Indicativa: 16

“Alta Mar” é uma série espanhola de mistério e drama ambientada nos anos 1940, a trama acompanha as irmãs Eva e Carolina Villanueva, que embarcam no transatlântico Bárbara de Braganza rumo ao Brasil. No entanto, a viagem se transforma em um suspense cheio de segredos quando um assassinato ocorre a bordo e verdades ocultas começam a emergir. A narrativa pode ser utilizada como ferramenta para aprimorar a compreensão auditiva, além da utilização em aulas de literatura e narrativa, explorando a estrutura dos romances de mistério e os elementos do suspense. (Indicação: Giulia Bertilli da Silva)

Backdoor

Trata-se de uma versão mexicana do canal brasileiro, Porta dos fundos, que em 2019, iniciou este projeto de internacionalização. Ambos os grupos criam e adaptam, colaborativamente, esquetes (microcenas de humor) audiovisuais – espaço profícuo para discussões de contrastes entre línguas e culturas. Nesses dois anos iniciais, Backdoor já deve alcançar a marca de 300 vídeos postados: quase todos podem ser aproveitados, em aulas de espanhol, para discussões sobre as mais diversas práticas do cotidiano, principalmente, em uma perspectiva pós-crítica de currículo. (Indicação: Vitor Pereira Gomes)

Accidente (2024) Drama; Classificação Indicativa: 16

Accidente (Depois do Acidente) é uma série mexicana disponível no Netflix. A história gira em torno do drama/suspense de famílias ricas envolvidas em um acidente com crianças que ocorreu em uma festa de aniversário infantil. Deve ser usada em aulas com alunos jovens e/ou adultos devido a seu vocabulário adequado apenas a partir dessa fase. Como é uma série mexicana, é possível trabalhar aspectos culturais e linguísticos como gírias (por exemplo: “no mames”) e sotaque. Além disso, pelo enredo é possível trabalhar temas relacionados a drogas (como podem ser prejudiciais), violência contra mulheres, mentiras, religiosidade, e que podem servir em atividades de conversação.( Indicação: Giovanna Cristina Lourencetti)

Masterchef Argentina (2014) Reality Show; Classificação: LIVRE

A versão argentina do reality show culinário Masterchef, que traz uma competição real entre futuros chefes de cozinha, pode ser um excelente material em aulas mais dinâmicas sobre vocabulário de comidas em espanhol, trazendo não só o nome de diversos ingredientes, mas também um pouco sobre a culinária argentina, contribuindo para a expansão do vocabulário do aluno. (Indicação: Maria Eduarda Capobianco)

Juana Inés (2016) Drama; Classificação indicativa: 12 

A série é baseada na história de Sor Juana Inés de la Cruz, figura colombiana que vai à Espanha buscar um refúgio para seus estudos sobre poesia, teatro e filosofia, enquanto consulta suas obrigações como freira. A protagonista enfrentava a oposição dos líderes da igreja católica e da inquisição espanhola, que se assustavam com sua inteligência. Assim, a série pode ser utilizada como meio para abordar uma parte da história da Colômbia e da Espanha, especificamente no que diz respeito ao lugar da mulher na sociedade do século 17. Além disso, a produção pode ser utilizada para abordar e aprimorar a compreensão auditiva dos estudantes em relação a expressões da língua e as diferentes variações dos países. (Indicação: Ana Clara fragelli David)

Agradecemos as contribuições desse acervo à: Mayara Mayumi Sataka, Bárbara Conceição, Giulia Bertilli da Silva, Vitor Pereira Gomes, Giovanna Cristina Lourencetti, Maria Eduarda Capobianco, Ana Clara fragelli David