Autoria:
Profa. Mayara Mayumi Sataka
Profa. Nerian Macedo 

Nível: A2

Aula 1

Tendo em vista o crescente contato e produções entre artistas brasileiros e demais artistas latinos-americanos, a presente proposta “Brasil, entre Reggaeton e Cumbia”, pretende, por meio de tais gêneros musicais, aproximar o aluno e as culturas-alvo. 

  1. A professora/professor poderá iniciar esta sequência com algumas perguntas  a fim de adentrar ao tema proposto. “Como você ouve/descobre novas músicas?”, “Qual sua plataforma favorita?”, “Você compra cds? Por quê?” Esta série de questionamentos deve mobilizar as práticas dos alunos acerca do tema para melhor interpretar  o gráfico a seguir.  
  2. Ler e discutir o gráfico. 

3. A partir da leitura do gráfico o/a professor/a poderá perguntar aos alunos sobre seus ritmos e gêneros mais escutados nas diversas plataformas. Na sequência perguntar aos alunos: “Para vocês, quais ritmos e gêneros musicais são mais ouvidos em (Araraquara, São Paulo, etc.)?”.  A partir destas informações espera-se comparar estes dados com aqueles apresentados pelo gráfico  “…% cree que Medellín es una ciudad…”. 

4. Perguntar aos alunos: 

  • A que ritmos fazem menção as palavras: “reguetonera”, “salsera”, “tanguera” e “rockera”?
  • O que você tem em comum com os ouvintes de Medellín, na Colômbia? 
  • Quais outros cantores/músicas em espanhol você conhece? 
  • Para você uma música de sucesso é …

5. Pedir que acessem pelo celular, com internet, a notícia “Este país prohibió la canción “Despacito” en sus medios estatales”, da CNN español, por meio do qr code ou o site:

                https://cnnespanol.cnn.com/2017/07/20/este-pais-prohibio-la-cancion-despacito-en-sus-medios-estatales/

6. Após a leitura da notícia, perguntar aos estudantes:

  • Por que despacito foi proibida? Você concorda com a decisão? Por quê? 
  • Releia o último parágrafo. Por que as pessoas estavam cansadas de “Despacito”? O que significa a expressão “bromearon” ? 
  • Dentre os vários ritmos identificados no gráfico anterior “Despacito”  é: 

(  ) reggaeton 

(  ) tango

(  ) rock

(  ) salsa

  • Quais elementos musicais te permitem tal categorização ?  

6. Quiz “Reggaeton ou poesia?” 

Para encerrar esta sequência o professor poderá realizar o quiz proposto pela BBC “Ponte a prueba: ¿son estos versos poesía o reggaetón?” e discutir o porquê da similaridade entre os versos das músicas e dos poemas. 

Aula 2 

Aula 2 é uma continuidade dos temas tratados em “UNA GIRA MUSICAL: de Reggaeton hacia Cumbia – Aula 1”. Nesta sequência didática espera-se que o aluno amplie seu repertório descobrindo um novo ritmo:  a cumbia. Caso deseje, o professor poderá se preparar para esta aula ouvindo o podcast Nexo: Como começar a ouvir cumbia. (https://www.nexojornal.com.br/podcast/2017/06/17/Como-come%C3%A7ar-a-ouvir-cumbia) Nele, vários especialistas, incluindo brasileiros, dão informações sobre o ritmo e indicações de músicas das diversas regiões.  

  1. O professor poderá iniciar esta sequência perguntando aos alunos sobre sua relação com a música: Vocês tocam algum instrumento? Se sim, qual? Se não, gostaria de tocar algum ? 
  2. Antes de passar ao  documento “Su majestad La cumbia Qué es y de dónde viene?”, analisar a imagem que acompanha as questões: “Quais destes instrumentos vocês conhecem?”

3. Assistir ao vídeo “Su majestad La cumbia Qué es y de dónde viene?” e trabalhar as questões abaixo: 

  • A cumbia está presente em quais regiões?
  • Quais suas origens?
  • Para os entrevistados o que é a cumbia? Anote as diferentes percepções.

4. Antes de passar a leitura do texto “La cumbia se ha vuelto más cool”, perguntar aos alunos sobre a revisitação de ritmos tradicionais:  é possível produzir música contemporânea a partir de ritmos tradicionais?

“La cumbia se ha vuelto más ‘cool”

Bomba Estereo reivindica la fusión de ritmos folclóricos con otros sonidos y asume un escenario de distribución masiva de la música sin intermediarios

Podría decirse que Bomba Estereo es la viva imagen de un nuevo paradigma de distribución musical, que prescinde de las disqueras y las radios comerciales y se vuelca en Internet como camino para llegar a más oyentes. “Hemos construido un 80% de lo que es Bomba Estereo a través de las redes sociales”, dice Mejía, a quien no parece preocuparle la desaparición del soporte físico. Cree que es difícil que la gente pague por música cuando se ha acostumbrado a tenerla gratis, pero busca un punto de equilibrio: la música se puede regalar en la medida en que tengan la posibilidad de ir de gira, porque, como ha visto en los últimos años “la manera en que uno puede vivir de la música pasa a través de los conciertos”. Su opinión la comparte la vocalista Li Saumet: “El dinero pasa por los conciertos, donde incluso terminas vendiendo más discos que en las tiendas. Tienes que tocar, tocar y tocar”.

La banda es consciente de la buena recepción que ha tenido la electro cumbia pero no se quiere estancar. “El riesgo es quedarnos cortos, debemos mostrar que nuestra propuesta va más allá. La idea es tomar la tradición afrocolombiana y hacer una nueva música”. 

Adaptado. Disponível em: 

<https://elpais.com/cultura/2011/09/07/actualidad/1315346406_850215.html>. Acesso em 10/05/2020

5. O/A professor/a poderá finalizar esta sequência didática apresentando uma música do grupo Bomba Estero, sugerimos “ Soy Yo” < https://www.youtube.com/watch?v=bxWxXncl53U>  além de indicar aos estudantes a playlist “Cumbia Colombiana”disponível na plataforma de streaming Spotify <https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWYQgqXy5cfjf?si=oKbxdUdYRi-KZEiF2uvREg >. Por fim, é importante que se mencione também as influências desse gênero na música brasileira produzida no norte do país, com as guitarradas, por exemplo.  A aula poderá terminar com a apresentação do grupo paraense Macumbia <https://www.youtube.com/watch?v=9ZqJOv3g6so >. A partir deste contato os alunos poderão comentar o que há de comum entre as produções apresentadas.