Al otro lado del río (Jorge Drexler)
Al otro lado del río”, de autoria do uruguaio Jorge Drexler, rendeu ao artista o Grammy Latino de “Música do Ano” e o Oscar de “Melhor Canção Original”, ambos no ano de 2005. A canção foi idealizada para compor a trilha sonora do filme “Diário de Motocicleta” (2004), indicado na filmoteca do site. Os versos da canção trazem uma mensagem de esperança e falam sobre a coragem de aceitar uma missão, um propósito de vida, suscitando reflexões sobre a história e a cultura dos países sul-americanos – principalmente se forem discutidos em sala de aula juntamente com os fatos abordados no filme -. Ademais, aspectos próprios da oralidade característica da variante uruguaia da língua espanhola podem ser analisadas no contexto de ensino deste idioma.
Brindis por Pierrot (Jaime Roos)
Essa música pode ser apresentada em uma aula como recurso didático para o ensino dos tempos verbais Presente do indicativo e Pretérito Perfeito Composto em espanhol. A canção contém ações como em “Se han ido tantos”, que indicam uma ação passada que mantém relação com o tempo presente. Além disso, apresenta trechos quedescrevem a situação atual e os sentimentos do narrador. Além do trabalho com os tempos verbais, a composição pode ser explorada para promover uma reflexão sociocultural sobre o carnaval e suas figuras marcantes, mencionadas na letra da música. (Créditos: Nicoli Fernandes Lavezzo)
El Candombe del Olvido (Rubén Rada)
Essa música pode ser utilizada para introduzir a dança e o ritmo do candombe, uma das expressões culturais de grande destaque no Uruguai, além de trazer questões sobre a herança africana no Uruguai e a luta contra o esquecimento histórico. (Créditos: Nicoli Fernandes Lavezzo)
Agradecemos à contribuição de Vinícius Marino Silva