Autoria: Mayara Mayumi Sataka

• Compreender a forma, o uso e o sentido de verbos como o gustar em Língua Espanhola;
  • Ampliar o repertório sociocultural com a discussão sobre a vida e a obra da artista Frida Kahlo.

Tempo: 1h30

Preparação (se houver algo a ser realizado anteriormente à aula, caso contrário pode ser deixada vazia)

Atividade assíncrona:

Solicita-se aos estudantes que vejam o vídeo sobre Frida Kahlo (https://www.youtube.com/watch?v=5g6khOdJgfo) e respondam individualmente às seguintes perguntas de interpretação:

a) ¿Cuáles fueron los problemas de salud durante la vida de Frida Kahlo?

b) ¿Por qué ella pintaba a ella misma?

c) ¿Quién era la persona de quién ella fue enamorada durante la vida? ¿Cuáles fueron las dificultades que ellos tuvieron en la relación?

Aula síncrona:

Inicia-se a aula solicitando aos alunos que imaginem que são jornalistas e que criem e escrevam perguntas para Frida Kahlo sobre seus gostos, como por exemplo, “¿quien es su artista favorito?”, “¿cuáles son sus colores favoritos?” etc. Esclarece-se que tais perguntas podem estar relacionadas a dúvidas ou curiosidades que tiveram após assistir ao vídeo sobre sua vida e obra na atividade assíncrona.

Essa é uma oportunidade para retomar os pronombres interrogativos em espanhol, os quais são: ¿Quién/Quiénes? ¿Qué? ¿Cuál/Cuáles? ¿Dónde? ¿Cuándo? ¿Cómo? ¿Cuánto(s)?

Em seguida, pede-se que os estudantes compartilhem suas perguntas, para que comentem sobre elas.

Nessa etapa, apresenta-se expositivamente a forma, o sentido e o uso pragmático de verbos como o gustar e encantar em língua espanhola. Assim, explica-se as diferenças entre essa construção linguística em língua portuguesa e espanhola, apontando para a forma “me gusta” e “me gustan” (singular e plural).

Pode-se utilizar as formas realizadas pelos próprios alunos na atividade da aula anterior, discutindo possíveis adequações gramaticais, se necessárias. Além disso, os exemplos para essa apresentação podem estar inseridas no campo semântico de artistas plásticas e/ou relacionadas à vida e obra de Frida Kahlo.

Nesse momento, os alunos podem passear pelas galerias do Google Arts and Culture (https://artsandculture.google.com/entity/frida-kahlo/m015k04?categoryId=artist&hl=pt-BR) com a obra de Frida Kahlo com seus celulares ou em computadores.  Assim, eles têm a possibilidade de conhecer sua obra. O/A professor/a pede que eles escolham de duas a três pinturas e que elaborem explicações de porque gostaram ou não dessas obras escolhidas. Essa é uma oportunidade para que se possa realizar análises dos quadros da artista, partindo das percepções dos próprios alunos e do que aprenderam assistindo o vídeo sobre sua vida na atividade assíncrona. Nesse sentido, para além da fixação do conteúdo gramatical, essa etapa pode expandir o repertório sociocultural dos estudantes, e sensibilizá-los artisticamente, permitindo a possibilidade da fruição artística.