Tradução: Laura Ferri Pulgatti

Dinâmica: Fishbowl (Aquário)

O que é essa ideia?

A dinâmica Fishbowl (aquário) ajuda a envolver os alunos com os componentes de ensino por meio de discussões em grupo. Ela se concentra em habilidades de observação, participação, reflexão e resolução de problemas. As discussões em formato Fishbowl exigem preparação prévia e os alunos precisarão de instruções explícitas para entender os requisitos da atividade. A chave é que os alunos no aquário participem da discussão sobre o tópico que está sendo apresentado, enquanto os alunos fora do aquário ouvem e fazem anotações sobre as várias opiniões e ideias que estão sendo apresentadas.

Por que usá-la?

Para estruturar discussões significativas abrangendo uma diversidade de tópicos.

Para incentivar um nível maior de participação dos alunos.

Para promover o pensamento crítico e habilidades de discussão em grupo.

A dinâmica permite que os professores incorporem técnicas de autoavaliação e avaliação entre pares para melhorar as habilidades de apresentação dos alunos e a capacidade de apresentar perspectivas diferentes.

Materiais necessários

– Grande espaço onde os alunos possam se organizar em um círculo interno (aquário) e um círculo externo

– Assentos para os alunos nos círculos interno e externo

– Tenha um quadro ou lousa visível para anotar as observações, ideias-chave ou pontos discutidos durante a atividade.

– Marcadores (ou giz) e apagadores para quadro/lousa

– Cronômetro para monitorar o tempo da discussão

– Papel e canetas para que os alunos que estão fora do círculo interno possam fazer anotações durante a discussão

– Dependendo da abordagem, o professor pode precisar de recursos adicionais, como apresentações em slides, artigos impressos ou outros materiais relevantes para a discussão.

Como realizá-la?

1. Escolha o tópico em discussão;

2. Escolha um grupo de 4-6 alunos para serem colocados no aquário (círculo interno) e o restante da turma fora do aquário (círculo externo);

3. Assegure que os alunos estejam cientes de seus papéis e responsabilidades;

4. Os alunos no aquário só podem falar, apresentar e discutir suas perspectivas;

5. Os alunos no círculo externo ouvem e fazem anotações sobre as várias perspectivas e ideias que estão sendo discutidas e apresentadas;

6. Facilite a discussão fazendo apenas perguntas relevantes e evitando oferecer suas próprias opiniões. Uma vez que os alunos estejam familiarizados e confortáveis com o processo, uma opção pode ser escolher um aluno para desempenhar o papel de mediador;

7. Permita que a sessão continue por 15-20 minutos e depois faça a rotação dos alunos dentro e fora do aquário para proporcionar a oportunidade de cada aluno expressar seus pontos de vista;

8. No final, peça aos alunos que façam uma análise, seja individualmente, em pares ou em grupos, com base em suas observações da sessão;

Considerações:

Essa dinâmica oferece uma alternativa envolvente e eficaz para os debates tradicionais em sala de aula. Além disso, ela se adapta perfeitamente a um formato híbrido, combinando interações online e presenciais para maximizar a participação dos alunos. Por meio de plataformas populares como Google Meet ou Zoom, é possível implementar essa atividade tanto em aulas online quanto presenciais. Nesse contexto, os alunos que participam virtualmente podem assumir o papel dos “peixes”. Eles se engajam ativamente na discussão do tópico em questão, enquanto os observadores, compostos por outros alunos online e aqueles presentes fisicamente, registram anotações compartilhadas em um documento. Esses observadores desempenham um papel fundamental, uma vez que sintetizam a discussão para posterior análise. Essa síntese pode ser realizada como parte de uma atividade de trabalho em grupo, proporcionando uma oportunidade valiosa para resumir as ideias discutidas e refletir sobre as diferentes perspectivas apresentadas. 

Adicionalmente, a dinâmica Fishbowl pode ser desenvolvida inteiramente em um ambiente virtual. Opte por uma plataforma de videoconferência, como o Google Meet ou Zoom, que oferece recursos de compartilhamento de tela e chat. Divida os alunos em grupos, designando um grupo para ser o ‘aquário’ (participantes ativos) e outro grupo para ser os observadores. Utilize uma ferramenta de colaboração, como o Google Docs, para criar um documento compartilhado onde os observadores farão suas anotações. Os alunos no grupo do ‘aquário’ participam da discussão conforme as instruções da dinâmica, enquanto os observadores fazem anotações no documento compartilhado. Ao final da discussão, por meio de salas de breakout, os observadores sintetizam as principais ideias e perspectivas apresentadas. Eles podem compartilhar essa síntese com os outros grupos ou em uma atividade de trabalho em grupo posterior. Após a atividade, conduza uma análise para que os alunos compartilhem suas experiências e lições aprendidas. 
Fonte:https://lf.westernsydney.edu.au/engage/strategy/fish-bowl/