Bridge – Curta-Metragem; Classificação Indicativa: Livre
Bridge é uma animação com cerca de quatro minutos, na qual se apresenta o trajeto dos personagens rumo à colaboração. Por não conter falas, esse vídeo pode ser utilizado com estudantes em diferentes níveis de proficiência e em situações como as primeiras aulas de um período, nas quais se intencione criar um clima de acolhimento e parceria entre os alunos. (Indicação: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva.)
Lupin (2021) – Drama; Classificação Indicativa: 16
A série Arséne Lupin, inspirada na coletânea de obras de Murice Leblanc, conta a história de um ladrão e suas tramas que envolvem e convidam o público a enxergar a realidade social da França de outra maneira. Além disso, também apresenta o idioma falado no dia a dia, acompanhado de diferentes sotaques, gírias, expressões e ritmos que se encontram fora da língua escrita. O material pode desenvolver o papel de mostrar aos alunos a França fora do que costumamos ver, a pluralidade presente no vocabulário e o idioma utilizado na prática, não deixando para trás a relevância de escutar a língua falada para familiarização do idioma. (Indicação: Ana Lice Nascimento Silva)
Monsieur & Madame Adelman (2017) – Comédia, Romance; Classificação Indicativa: 16
Produzido por Nicolas Bedos, o filme Monsieur e Madame Adelman, conta a história de um escritor, em início de carreira, que se apaixona por uma jovem estudante de literatura e, juntos, constroem uma relação grandiosa com os livros. A produção é rica em vocabulários formais, o que pode ajudar o aluno a ter dimensão de como podemos, não só escrever, mas também utilizar a forma “soutenue” da língua e escutá-la em situações cotidianas. Além disso, o filme contém uma diversidade de vocabulário de sentimentos e emoções, o que também pode auxiliar professores que queiram trabalhar essa temática. (Indicação: Ana Lice Nascimento Silva)
Alike (2017) – Curta-Metragem; Classificação Indicativa: Livre
Alike é um curta-metragem com cerca de oito minutos que apresenta a trajetória de um pai e uma filha à liberdade imaginativa. Além de temas como a criatividade, esse material audiovisual pode auxiliar em atividades que envolvam temas como a rotina e as imposições sociais. (Indicação: Marina de Paulo Nascimento)
Le Fabuleux Destin D’Amélie Poulain (2001) – Comédia Romântica; Classificação Indicativa: 16
Le Fabuleux Destin D’Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jaunet, é um dos maiores clássicos do cinema francês. O filme, lançado em 2002, conta a história de vida de Amélie, uma jovem com gostos peculiares e que ama os pequenos prazeres da vida cotidiana e solitária que leva… Até conhecer Nino. Ambientada na romântica Paris e acompanhada por uma trilha sonora espetacular, Amélie irá descobrir que amar também pode ser uma tarefa difícil e um tanto quanto desafiadora. Os diálogos do filme podem ser usados para mostrar o uso dos verbos “aimer, detéster e adorer” e a negativa “ne pas”, além de ser possível explorar o vasto vocabulário sobre sentimentos e emoções que o filme possui. (Indicação: Miriã Julia de Souza Dias)
Il a Déjà Tes Yeux (2017) – Comédia; Classificação Indicativa: 12
O filme conta a história de um casal que deseja muito ter filhos mas não podem gerar um, nesse caso, buscam o método de adoção. Além disso, o filme retrata os efeitos da segregação racial. Por esse motivo, o filme pode ser levado às salas de aula para uma discussão crítica acerca do preconceito racial, como também uma reflexão quanto às configurações de família e tudo o que gira em torno desse aspecto. (Indicação: Erick Cruz Lucio)
Tomboy (2012) – Drama; Classificação Indicativa: 10
Tomboy conta a história de Laure, uma garota que acaba de mudar para uma nova cidade e desconhece a vizinhança. Um dia, por ter um estilo considerado masculino, Laure é confundida com um menino na rua, e, depois disso, passa a viver uma vida dupla, se fingindo de menino quando está longe da sua família. A obra traz questões como a homossexualidade, identificação de gênero e transvestimento, tudo isso de maneira delicada, principalmente por ser levado na vida de uma criança. (Indicação: Júlia Vieira Silva Zolin)
Les Yeux Sans Visage (1960) – Terror; Classificação Indicativa: 14
Nesse clássico do cinema francês temos a história de Génessier, um célebre cirurgião que, após ter a filha desfigurada por conta de um acidente de carro, procura de todas as maneiras trazer sua beleza de volta. Apesar disso, os métodos que o médico procura para tanto não são os melhores, o que acaba por torná-lo uma ameaça para a sociedade, visto que sequestrava moças para transplantar suas peles para o rosto da sua filha. Dessa forma, o filme pode ser levado às salas de aula para uma discussão acerca das imposições sociais quanto à estética, bem como por trazer à tona e inserir aos alunos um vocabulário acerca das “partes de corpo”, “les parties du corps”. (Indicação: Erick Cruz Lucio)
Belle époque (2020)– Romance, Drama; Classificação Indicativa: 12
Belle époque retrata a vida de Victor, um desiludido em seus 60 anos, para quem um empresário oferece uma imersão em qualquer época da história, dada através de recursos teatrais e históricos. A partir disso, o protagonista escolhe reviver a semana tida como a mais memorável de sua vida, 40 anos antes, quando conheceu o amor da sua vida. Com esse filme, aspectos históricos e sentimentais sobre a Belle époque podem ser explorados. (Indicação: Laís de Caires Sgarbi)
La vie scolaire (2019) – Drama, Comédia; Classificação Indicativa: 16
La vie scolaire se passa na faculdade de Saint-Denis — localizada em um bairro periférico de Paris — onde a jovem Samia observa a realidade e se depara com problemas escolares pela primeira vez. No decorrer dessa mídia, ela enfrenta desafios e encontra Yanis, com quem se preocupa e se concentra em ajudar a sair de seu possível fracasso escolar. Este é um filme que aborda a desigualdade social e o desfavorecimento de uns comparados a outros, de modo a levantar importantes debates em torno da sociedade. Por meio deste audiovisual, é possível construir conhecimentos lexicais relativos à discussões de caráter social. (Indicação: Laís de Caires Sgarbi)
Mauvaises herbes (2018) – Comédia; Classificação Indicativa: 10
Em Mauvaises herbes, o protagonista é convidado por um conhecido a trabalhar voluntariamente em um centro de crianças. Anteriormente, ele vivia da aplicação de golpes nos arredores de Paris. No decorrer da trama, ele fica responsável, portanto, por um grupo de adolescentes que foram expulsos ou por mau comportamento ou por porte de armas e, dessa forma, encontra redenção como mentor desses estudantes. Trata-se de um audiovisual que, do ponto de vista lexical, explora o vocabulário de discussões sociais — como, por exemplo, a injustiça — e educacionais. (Indicação: Laís de Caires Sgarbi)
La Famille Bélier (2014) – Comédia; Drama; Classificação Indicativa: 12
La Famille Bélier é um filme que retrata a vida e o trabalho de uma família francesa no campo. Quem administra a fazenda e a comunicação dos pais e do irmão com o restante do mundo ouvinte é a protagonista, Paula, a única dos quatro que não é surda. No entanto, ela descobre seu talento para o canto e percebe que possui grandes chances de estudar numa prestigiada universidade em Paris. Com isso, surge uma emocionante história e um doloroso dilema: ficar e ajudar a família ou crescer. Dessa forma, temáticas como acessibilidade e inclusão podem ser debatidas, assim como podem ser desenvolvidas a compreensão e a expressão oral, já que o filme possui musicalidades que auxiliam nessas habilidades. (Indicação: Laís de Caires Sgarbi)
Skam France (2018) – Drama, Romance, Comédia; Classificação Indicativa: 16
SKAM France é uma série de televisão franco-belga inspirada na série norueguesa de mesmo nome, SKAM. A série foi ao ar em 2018, tendo sua temporada final lançada no ano de 2023. Suas temporadas são divididas entre os personagens, tendo cada temporada focalizada na vida de um dos adolescentes. A série trata do cotidiano dos estudantes do colégio Lycée Dorian, localizado no 11º arrondissement de Paris. Por se passar em anos atuais, é possível ter contato com expressões e com a língua francesa utilizada pelos adolescentes atuais, além de trabalhar o vocabulário que tange momentos cotidianos e assuntos abordados ao decorrer das temporadas como identidade, autoestima, sexualidade, saúde mental e transtornos, racismo e intolerância religiosa, assédio, preconceito e entre outros assuntos abordados na vida de jovens franceses. (Indicação: Júlia Monforte Fernandes)
Gemma Bovery (2014) – Romance/Drama; Classificação Indicativa: 14
“Gemma Bovery” é um filme em que é retratada a mudança da personagem nomeada Gemma e de seu marido para uma vila francesa e seu futuro encontro com um padeiro, ex-literato. Nota-se, primeiramente, como o nome desta personagem alude ao nome do clássico de Gustave Flaubert: Madame Bovary. Além disso, o longa traz diversas referências ao romance, levando em conta que a própria vila é o local onde o autor escreveu sua obra e, de modo a unir a realidade — a existência do livro — à ficção, o livro de Flaubert é extremamente admirado pelo padeiro que busca também descobrir se a mulher carrega as mesmas características da personagem literária. Trata-se, portanto, de um ótimo audiovisual para se abordar o conteúdo da obra de Flaubert, além da possibilidade de serem desenvolvidas atividades de transposição de gênero como montagem de tirinhas, memes ou resenhas.(Indicação: Laís de Caires Sgarbi)
Je ne suis pas un homme facile (2018) – Comédia romântica; Classificação Indicativa: 14
O filme “Je ne suis pas un homme facile” é uma comédia que, inicialmente, conduz seu espectador a acreditar que se trata de um clássico machista. No entanto, se revela o extremo oposto a partir do momento em que distorce esse problema e transpõe o papel social feminino no corpo dos homens em geral. Portanto, esse longa expõe com humor a sociedade atual, o que o torna, dessa forma, um excelente recurso para se trabalhar o léxico diante dessa mazela da sociedade, além do vocabulário presente no âmbito de tarefas humanas rotineiras como trabalho ou momentos de lazer. (Indicação: Laís de Caires Sgarbi)
Somos Um Só (2020) – Documentário; Classificação Indicativa: 16
Somos Um Só é uma produção da Netflix que aborda diversos preconceitos presentes na sociedade e revela a gravidade e o enraizamento dessas questões que passam, muitas vezes, imperceptíveis em nosso cotidiano. A diretora, Stéphane de Freitas, utilizou projetos sociais e entrevistas com pessoas engajadas ou que se encontram em lugar de fala para desdobrar uma narrativa importante e necessária, de maneira a oferecer uma visão íntima e poderosa das iniciativas que buscam unir as pessoas na busca por um mundo mais inclusivo. O filme mostra diferentes registros de falas, sotaques variados e vocabulários relacionados a temas sociais, identidade, diversidade e cidadania. Importante para desenvolver a escuta do idioma, ampliar vocabulário temático e refletir questões sociais sob uma ótica francófona. ( Indicação: Nicolas Schreiner Tellaroli)
J’ai perdu mon corps (2019) – Drama de fantasia; Classificação Indicativa: 16
Ganhador de um prêmio no Festival de Cannes em 2019, “J’ai perdu mon corps” é uma animação francesa que acompanha Naoufel, um jovem apaixonado, e uma mão decepada em busca do seu corpo perdido. Com toques de romance, mistério, aventura e filosofia, o filme aborda as dificuldades de um jovem em lidar com o passado e a sensação de buscar pela parte de si que se perdeu – literal e metaforicamente. O filme pode ser usado para praticar a escuta e compreensão e expandir o vocabulário, tecendo reflexões sobre as emoções e complexidades humanas e a solidão. (Indicação: Miriã Julia de Souza Dias)
Les Misérables (2012) – Musical, Drama; Classificação indicativa: Livre
Inspirado num espetáculo da Broadway e este inspirado na obra do escritor francês Victor Hugo, “Les Misérables” é um musical dirigido por Tom Hooper e apresenta muitos atores e muitas atrizes famosas da atualidade. Possuindo a Revolução Francesa, no século XVIII, o filme narra a história de personagens que foram protagonistas durante esse acontecimento histórico: os indivíduos que vinham do terceiro estrato da sociedade da França naquela época. O filme, quando levado às salas de aula, pode trazer reflexões acerca dos aspectos culturais da sociedade francesa que, de certo modo, perduram até a atualidade. (Indicação: Erick Lucio)
Créditos da página: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva, Júlia Vieira Silva Zolin, Larissa de Abreu Molon, Miriã Julia de Souza Dias, Isabela Sales Cardia e Erick Lucio