Tags em português: vocabulário, literatura, casa e móveis

Tags em francês: vocabulaire, littérature, maison et mobiles

Objetivos:

  • Introdução do léxico sobre as partes da casa e os móveis pelo viés da reflexão literária do livro “Baratas”, de Scholastique Mukasonga
  • Tempo: 1h30

Etapa 1:

  1. Iniciar a aula cumprimentando a turma em francês, para incentivar o uso da língua em sala de aula. b) Para introduzir o tema, lançar mão da pergunta norteadora: “qu’est-ce que signifie ‘maison’ pour vous?”. Deixar com que os estudantes respondam e reflitam acerca da casa tanto como espaço físico quanto como espaço simbólico. 

Etapa 2: 

  1. Apresentar o material proposto, falando sobre a vida de Scholastique, o contexto histórico e sua obra. Apresentar trechos da obra em que Mukasonga aborda o espaço da casa, a representando das seguintes formas: refúgio, testemunha, metáfora e sonho inalcançável. É interessante analisar de forma calma e interpretativa os trechos, para que os estudantes possam refletir acerca deles e apresentar suas próprias interpretações e opiniões. b) Após essa primeira parte em que foi exposta a casa sob o olhar de Scholastique Mukasonga na obra “Baratas”, voltar com a pergunta inicial: “qu’est-ce que signifie ‘maison’ pour vous?”. c) Para finalizar a etapa 2, exibir a parte lexical, falando sobre a casa, os móveis e treinando a pronúncia junto com os alunos. 

Etapa 3

  1. Para a parte prática, pode ser sugerida uma atividade escrita em que os estudantes devem falar sobre as casas onde já moraram e como viam esse espaço. Pode ser feita uma descrição tanto do espaço físico quanto simbólico da casa, resgatando memórias e a importância delas. É importante que os estudantes explorem bem o léxico abordado e traga aspectos da discussão e reflexão sobre o espaço da casa que vai para além do espaço físico. b) Por fim, os alunos podem ler seus textos em voz alta, compartilhando com a turma. c) É importante que o (a) professor (a) garanta que não tenha restado nenhuma dúvida do conteúdo e que toda a turma o absorveu bem. 

Autoria: Miriã Julia S. Dias

Nível: A1