Autoria: Isabela Sales Cardia

Nível: A1

Objetivos:

  • apresentar e praticar a formação de frases negativas em francês.

Tempo: 50 minutosPreparação: Preparar slides e preparar uma música para introduzir o conteúdo.

Materiais:

Etapa 1:

a) Iniciar cumprimentando os alunos em francês. b) Apresentar aos alunos a música francesa “Sympathique”, da banda Pink Martini. c) Ler a letra da música com todos e tirar as dúvidas de vocabulário. d) Evidenciar as frases da canção “je ne veux pas travailler, je ne veux pas déjeuner” para apresentar o tema da aula: a negação em francês.

Anexo I

Ma chambre a la forme d’une cage
Le soleil passe son bras par la fenêtre
Les chasseurs à ma porte comme des petits soldats
Qui veulent me prendre

Je ne veux pas travailler
Je ne veux pas déjeuner
Je veux seulement oublier
Et puis je fume

Déjà j’ai connu le parfum de l’amour
Un million de roses n’embaumeraient pas autant
Maintenant une seule fleur dans mes entourages
Me rend malade

Je ne veux pas travailler
Je ne veux pas déjeuner
Je veux seulement oublier
Et puis je fume

Je ne suis pas fière de ça vie qui veut me tuer
C’est magnifique être sympathique
Mais je ne le connais jamais

Je ne veux pas travailler
Je ne veux pas déjeuner
Je veux seulement oublier
Et puis je fume

Fonte : https://www.letras.mus.br/martini-pink/880635/

Etapa 2:

            a) Primeiramente, o professor apresenta aos alunos o verbo “déjeuner” e “travailler”, relembrando-os que estes são verbos regulares, pertencentes ao primeiro grupo de verbos do francês, e, portanto, tem as mesmas terminações verbais. Explicita, então, suas respectivas conjugações. b) Após o trabalho sob os verbos, o professor parte para a parte teórica explicando a construção da negação no presente da língua francesa. c) O professor deve auxiliar-se do exemplo visto na música e outros criados pelo próprio.

Anexo I

Etapa 3

            a) Para que o conteúdo seja fixado, prevê-se a prática a partir de alguns exercícios básicos, anexados abaixo. b) Para concluir a aula, o professor irá corrigir os exercícios e pedir que os alunos enunciem uma frase no negativo que seja verdadeira para eles.

Anexo II

Anexo III