Objetivos:
• Fixar os comparativos em francês, como: Plus, moins, aussi e autant
• Desenvolver habilidades de escrita para a elaboração de texto opinativo
• Ampliar vocabulário relacionado ao gosto pessoal
Tempo: 60 minutos
Preparação: Imprimir a atividade antes da aula
Materiais:
• Slide
• Folha em branco para cada aluno para a realização da atividade
Etapa 1:
a) Cumprimentar os alunos em francês. b) Após isso, perguntar algo que eles gostam, algo que não gostam e, assim, apresentar algumas frases de comparação (elle
aime plus lire que….; il étudie moins que…; etc.). c) Grifar na lousa as estruturas usadas para fazer as comparações (plus, moins, aussi, autant). (15 min)
Etapa 2:
a) Apresentar nos slides os comparativos e pedir exemplos pessoais para a construção de outras frases comparativas através das estruturas ”plus/mois/aussi + adjectif/adverbe + que/qu’” ou ”plus/moins/autant + de/d’ + nome + que/qu’” para comparar quantidades. b) Fazer perguntas (exemplos nos slides), nessa parte o professor pode inserir estruturas opinativas como “Vous trouvez … plus cool que…?” ou “Vous pensez … moins intéressant que … ?” para que os alunos respondam com a estrutura “Oui, je pense/trouve que … est plus cool que …” ou “Non, je ne pense/trouve pas que … est moins intéressant que…” . (25 min)
Etapa 3
a) Após a exposição ao conteúdo, o professor irá entregar o papel em branco para que os alunos escrevam um pequeno texto opinativo comparando elementos relacionados aos seus próprios gostos pessoais. Nessa atividade, eles devem usar as estruturas opinitavidas mostradas pelo professor (penser, trouver) para expor e comparar o que eles gostam do que eles não gostam. b) Ao fim da atividade, separar os alunos em duplas e pedir que eles discutam entre si os textos que elaboraram, comentando seus gostos pessoais e os do colega. (20 min)
Autoria: Nícolas Schreiner Tellaroli
Nível: A2