Autoria: Erick Lucio

Nível: A1

Objetivos:

  • Compreender o feminino e plural na língua francesa;
  •  Aprender o vocabulário de comidas e refeições no Francês
  • Treinar vocabulário e escrita na língua francesa.

Preparação: imprimir o anexo II para a quantidade de alunos da turma.

Tempo: 90 minutos

Materiais: 

Etapa 1: Começar perguntando com a turma está (comment ça va?) e o que gostam de comer (Qu’est-ce que tu aimes manger?) Aqui o professor deve apresentar as formas de plural e as marcas de feminino no francês e passar os exercícios (1 , 2 e 3) do Anexo II. 

Etapa 2:  Aqui o professor deve apresentar, inicialmente, os tipos de refeição em francês (petit-déjeuner, déjeuner, dîner, goûter). Depois disso, o professor deve apresentar o vocabulário das comidas em francês e ir aumentando na lousa, conforme dúvidas que surgirem. 

Etapa 3: Nessa etapa, o professor deve passar o jogo do anexo “Kahoot” para fixação do vocabulário das “nourritures”

Etapa 4:  Nessa etapa, para aproximar mais os alunos com o vocabulário das refeições e comidas, o professor deve propor uma atividade, em duplas, que procure montar um cardápio de um restaurante com uma das refeições vistas em sala, contendo um prato principal, uma salada, uma sobremesa e uma bebida, com a descrição de quais são os ingredientes principais dessas comidas.