Autoria: Erick Lucio
Nível: A1
Objetivos:
- Compreender o feminino e plural na língua francesa;
- Aprender o vocabulário de comidas e refeições no Francês
- Treinar vocabulário e escrita na língua francesa.
Preparação: imprimir o anexo II para a quantidade de alunos da turma.
Tempo: 90 minutos
Materiais:
- Slides (Anexo I)
- Exercício (Anexo II)
- Kahoot
- Datashow
- Celulares com acesso à internet
Etapa 1: Começar perguntando com a turma está (comment ça va?) e o que gostam de comer (Qu’est-ce que tu aimes manger?) Aqui o professor deve apresentar as formas de plural e as marcas de feminino no francês e passar os exercícios (1 , 2 e 3) do Anexo II.
Etapa 2: Aqui o professor deve apresentar, inicialmente, os tipos de refeição em francês (petit-déjeuner, déjeuner, dîner, goûter). Depois disso, o professor deve apresentar o vocabulário das comidas em francês e ir aumentando na lousa, conforme dúvidas que surgirem.
Etapa 3: Nessa etapa, o professor deve passar o jogo do anexo “Kahoot” para fixação do vocabulário das “nourritures”
Etapa 4: Nessa etapa, para aproximar mais os alunos com o vocabulário das refeições e comidas, o professor deve propor uma atividade, em duplas, que procure montar um cardápio de um restaurante com uma das refeições vistas em sala, contendo um prato principal, uma salada, uma sobremesa e uma bebida, com a descrição de quais são os ingredientes principais dessas comidas.