Tags português: adjetivos e pronomes, poema, leitura

Tags francês: adjectifs et pronoms, poème, lecture

Objetivos:

  • Apresentar os adjetivos demonstrativos
  • Entender seus diferentes usos
  • Praticar e fixar o conteúdo

Tempo: 90 minutos

Preparação: O professor deve imprimir as folhas de exercícios e o poema ou apresentar digitalmente. 

Materiais:

Etapa 1:

a) Começar cumprimentando os alunos em francês e perguntar como estão: “salut! Ça va bien?”. b) Apresentar aos alunos o poema em francês Cette Pluie. Ler o poema em conjunto com a sala e tirar dúvidas de vocabulário. c) Destacar os adjetivos demonstrativos presentes no poema para adentrar no tema da aula. Também é interessante ressaltar a diferença entre os pronomes e deixar que os alunos exponham sua interpretação sobre o poema, o que sentiram ao ler e se se identificaram com a situação, 

Anexo I

Etapa 2: 

a) Primeiramente, o professor deve perguntar aos alunos se eles sabem o que são adjetivos demonstrativos e, assim, dar exemplos no português para que eles entendam do que se trata. b) Então, deve-se apresentar os adjetivos demonstrativos em francês (ce, cet, cette e ces) e explicar como devem sempre concordar com o número e o gênero daquilo que demonstram, partindo de alguns exemplos para elucidar melhor o uso. c) Agora deve ser apresentado os demonstrativos que levam “là” e “ci” no final, também explicando seu uso de acordo com gênero e número. Deve-se especificar que o “ci” após os demonstrativos celui, ceux, celle e celles são para coisas que estão mais próximas, partindo do exemplo do português “esse/esses/essa/essas aqui” (e destacar que, no francês, não há diferença entre “esse/este”). Assim, também deve-se explicar que o “là” no final desses demonstrativos serve para falar de coisas que estão mais distantes, partindo do exemplo do português “aquele/aqueles/aquela/aquelas”. d) Os exercícios podem ser feitos em etapas, então inicialmente os que abordam os primeiros demonstrativos, e depois os que abordam os demais. 

Etapa 3

a) Para a conclusão da aula, é necessário esclarecer para o aluno que, quando utilizamos os demonstrativos “ce, cet, cette e ces” , é sempre necessário também usar o substantivo, pois eles não o substituem. Enquanto, para os demais, o objeto já foi mencionado antes, então não precisamos mencioná-lo novamente. Normalmente o utilizamos para fazer descrições ou comparações. b) É cabível voltar ao poema para mostrar como o uso é feito, por exemplo: ce coeur pleure beaucoup, mais celui-là pleut. c) Ao final, o professor pode criar um pequeno poema com a sala ou pedir para que cada um produza o seu, fazendo o uso dos demonstrativos, e depois praticar a leitura em voz alta. 

Autoria: Miriã Julia S. Dias

Nível: A1