Autoria: Larissa de Abreu Molon
Nível: A1
Objetivos:
- Compreensão dos advérbios de frequência em francês.
- Fixação e prática do conteúdo com exercícios.
Tempo: 60 minutos
Preparação:
Garantir que os alunos tenham dicionários ou que sejam disponibilizados a eles (físico ou online).
Imprimir a folha com a música “Mon Amour, Mon Ami”, de Laforêt Marie, para todos os alunos.
Materiais:
- Slide da aula.
- Projetor de vídeo.
- Dicionários.
- Folha com a música “Mon Amour, Mon Ami”, de Laforêt Marie.
Etapa 1:
a) Saudar os alunos em francês (Bonjour, comment allez-vous?). b) Perguntar a eles se eles lembram o que são os advérbios de frequência. c) Questionar quando se usa os advérbios de frequência e pedir exemplos de sentenças em português. d) Perguntar se a rotina deles é corrida durante a semana, a fim de aproximá-los do professor e dos outros colegas.
Etapa 2:
a) Com ajuda do slide, explicar que os advérbios de frequência são utilizados para dizer a quantidade de vezes que uma ação é realizada e/ou repetida ao longo de um período.
b) Orientar os alunos de como essa gramática é utilizada nas frases em francês (posição na sentença). c) Mostrar exemplos com os mais diversos advérbios de frequência. d) Dizer aos alunos que agora eles farão um exercício sistemático (slides 7 e 8) para praticar o que acabara de aprender e, portanto, ajudar a fixar o funcionamento dessa gramática. e) Para a correção da atividade, chamar um por um para colocar a resposta na lousa (se eles não quiserem, pedir para apenas falarem a resposta).
Etapa 3
a) Entregar a folha com a música para eles. b) Explicar que eles vão ouvir a música uma vez para, inicialmente, se acostumar e tentar entender do que se trata. c) Perguntar do que a música fala no geral. d) Colocar novamente para tocar e pedir para eles preencheram os espaços com as palavras que estão faltando (alertar que pelo menos 3 delas são relacionadas a matéria estudada). e) Dar outra chance se for necessário f) Corrija oralmente e colocando na lousa para eles checarem a escrita.
Etapa 4
a) Pedir para os alunos escreverem, em seus cadernos, frases com ações/tarefas do seu cotidiano e usar pelo menos um advérbio de frequência em cada uma delas (pode dar um exemplo, como: Le lundi matin, je fais du sport souvent.) b) Divida os alunos em duplas ou grupos. Cada aluno deve perguntar ao seu colega sobre a rotina semanal dele/dela usando perguntas como: “Qu’est-ce que tu fais le lundi matin?” e responder usando os advérbios de frequência. Eles devem anotar as respostas de seus colegas. c) Peça aos alunos relatarem a rotina de seu colega para a turma. Eles devem usar os advérbios de frequência ao descrever as atividades. d) Revise as respostas dos alunos e corrija quaisquer erros comuns.