Autoria: Larissa de Abreu Molon

• Introduzir e praticar o uso dos artigos definidos e indefinidos em francês.
  • Desenvolver a compreensão e a produção oral e escrita dos alunos em relação aos artigos.
  • Proporcionar situações significativas de comunicação para aplicar os artigos em contextos reais.

Tempo: 60 minutos

Preparação:

• Imprimir uma cópia dos exercícios para cada aluno.

a) O início da aula consiste em cumprimentar os alunos já utilizando palavras em francês (bonjour et comment ça va?). b) Após a apresentação, perguntar se algum aluno lembra o que são os artigos (Quando os utilizamos? Quais são eles?). c) Pedir para eles darem exemplos em português oralmente.

a) O professor, escrevendo os artigos na lousa, deve pedir a ajuda dos alunos para a explicação sobre os artigos definidos (le la, l’, les) e indefinidos (un, une, des), por exemplo “Le voiture ou la voiture? Le mot voiture en français est féminin”, e exemplificar com frases simples e contextualizadas. b) Como atividade prática, os alunos resolvem, individualmente, os exercícios (anexado em materiais). c) Após essa etapa, o professor pode pedir para os alunos colocarem as respostas na lousa.

a) Para finalizar a aula deve-se entregar a letra incompleta da música (anexada nos materiais) e deixá-los completarem enquanto ouvem. b) Depois de ouvirem duas ou três vezes pedir para cada um ler uma linha para a correção. c) Pedir para os estudantes observarem a sala de aula e dizer o que há nela (C’est un stylo et C’est le bureau du professeur). d) Parabenizar os alunos pelo trabalho durante a aula. e) Garantir que nenhum aluno tenha ficado com dúvidas.