Autoria: Laís Crepaldi Henriques

Nível: A1

Objetivos:

  • Apresentar os números em francês, principalmente de 1 a 99. 
  • Fixação dos mesmos através de atividades e repetição.

Tempo: 90 min

Materiais:

Etapa 1:

a) Começar a aula perguntando como os alunos estão, como passaram a semana, se estudaram francês/fizeram o dever (bonjour, comment ça va?, quoi de neuf?, et votre devoir, c’est fait?, etc). b) com todos os alunos prontos para a aula, começa-la com o slide sobre as capitais do Brasil, perguntar quais capitais eles conhecem, se são bons em geografia e com números também. c) usar as perguntas de aquecimento do slide, induzindo os alunos a respostas com as sugestões que já estão escritas (j’habite à, je connais, je ne connais pas).   

Etapa 2: 

Esta etapa começa dando continuidade à atividade que já está em andamento na Etapa 1, depois do aquecimento com as perguntas, começar o jogo em si. O objetivo dele é acertar qual a capital do estado e quantos habitantes ela tem, cada slide terá três opções e os alunos devem escolher uma delas. O professor pode separar os alunos em grupos e marcar pontos, ou apenas fazer a atividade de forma individual, onde cada aluno dirá qual a alternativa que pensa estar correta. 

Aqui, o papel do professor é apresentar os números de maneira mais dinâmica, pois este talvez seja o primeiro contato dos alunos com eles. Por isso, é importante que ao final de cada slide ele fale em voz alta e de maneira mais lenta pelo menos o número da alternativa certa. Caso a atividade se estenda mais que 20 minutos, não é necessário fazê-la completa. 

Depois de terminada, usar a tabela dos números para apresentá-los, pode ser usado, aqui, a repetição, fazendo com que eles repitam os números conforme vão sendo apresentados (de 1 a 10, depois de 10 a 20, e assim por diante). A partir do 30 ou do 40, normalmente, o grupo já assimilou o conteúdo, então podem começar a contar sozinhos. É importante deixar a tabela com os números à mostra, pois ela funcionará como apoio. Usar esse método até o 69. 

A partir do 70, a configuração dos números muda, torna-se, portanto, interessante induzir os alunos a entender o porquê (70 = 60+10; 80 = 4×20; 90 = 4×20+10). Neste momento o professor deve guiá-los de forma ativa, expondo os números de 70 até 99. Devido à atividade anterior, esse não vai ser o primeiro contato deles com o conteúdo, então alguns podem assimilar, inclusive, o que foi passado com os slides precedentes.  

Etapa 3:

Com o conteúdo assimilado, mas ainda não fixado, essa é a hora da primeira prática. O professor vai abrir o sorteador (www.sorteador.com.br), e os números de sorteio vão de 1 a 99. Cada aluno deverá falar um número sorteado, todos devem participar, o ideal é que eles falem o máximo de números possíveis. Se a turma for numerosa, é possível separá-los em grupo e pedir para que eles façam o sorteio enquanto outro aluno diga qual número é. O sorteio pode ser feito no computador, celular ou com pedaços de papel. 

Etapa 4

Depois da prática do sorteio, o professor aplicará uma lista de perguntas aos alunos, nas quais eles devem usar os números para responder. Como as respostas são individuais, cada um deve respondê-las individualmente. O objetivo aqui é usar os números de maneira livre e em um contexto mais cotidiano, por isso, caso outros erros de gramática apareçam, eles não devem ser o foco do professor, neste ponto, os números são o foco. 

Terminadas as perguntas, é hora de encerrar a aula. Antes do encerramento, cabe ao professor verificar se ainda há dúvidas restantes e, em caso positivo, respondê-las. Como encerramento, o professor pode sugerir uma contagem coletiva de 1 até 99, onde cada aluno dará sequência em um número até chegar ao final. 

Observações: 

a) Normalmente, essa é uma das primeiras aulas do nível A1, então não é esperado que os alunos tenham uma pronúncia perfeita ou que não cometam erros gramaticais em suas respostas. O professor deve estar atento, sim, a possíveis faltas, mas também é cabível compreender que, como esperado pelo nível, elas vão acontecer. b) A aula pode ser feita em francês, mas o professor deve estar atento à adequação da linguagem, procurando usar palavras de som próximo ao da língua materna dos alunos e a sua fala deve ter velocidade um pouco reduzida para que todos compreendam.