Autoria: Larissa de Abreu Molon

Nível: A1

Objetivos:

  • Conhecer os pronomes tônicos.
  • Adequar a utilização dos pronomes tônicos em variados contextos.
  • Praticar usos do pronome tônico através de frases cotidianas.

Preparação: 

  • Preparar equipamento para apresentação do vídeo com a música apresentada nos materiais como anexo. 
  • Imprimir uma cópia da letra da música completa para cada aluno.
  • Imprimir o Jogo de Carta.

Tempo: 60 minutos

Materiais:

  • Anexo 1- música introdutória para a apresentação dos pronomes tônicos em francês: ZAZ – Je veux (Clip officiel)
  • Slide explicando o que são os pronomes tônicos e como utilizá-los na língua.
  • Jogo de Carta (Jogo de Carta – Pronom Tonique)  composto por uma folha sulfite com frases incompletas (lacunas para serem preenchidas) e pequenos quadradinhos de papel com os pronomes tônicos (que serão colocados nos espaços vazios).

Etapa 1:

a) Começar a aula com cumprimentos em francês (Bonjour, comment-allez vous?) para a imersão dos alunos. b) Após a saudação, recapitular, rapidamente, os pronomes pessoais em francês. c) Neste momento, deve-se ligar o projetor e colocar o clipe de Je veux, da cantora ZAZ (o link está anexado nos materiais). d) Pedir para os alunos identificarem o tema da música e perguntar a opinião sobre ela. e) Expor que o assunto da aula é pronome tônico.

Etapa 2: 

a) O professor deve entregar as folhas com a letra da música para todos os alunos e colocar mais uma vez para tocar, visto que agora é possível visualizar os exemplos e as utilizações. b) Depois, é importante abrir o slide preparado previamente e pedir para os estudantes identificarem as regras a partir dos exemplos dados (Quand utilise-t-on les pronoms toniques ? Après les conjonctions ? Et les prépositions ?). c) Agora, para manter os alunos ativos, pedir para copiarem a pequena tabela e os exemplos no caderno, visto que dessa forma eles poderão consultá-lo sempre que precisarem.

Etapa 3:

a) Para a concretização da matéria estudada, torna-se importante o Jogo de Carta (em anexo), ou seja, o professor pedirá para os alunos ficarem em pé ao redor de uma carteira com o papel repleto de frases incompletas e pequenos quadradinhos de papel com os pronomes tônicos espalhados sob a mesa. Cada aluno deverá ler uma frase, procurar o pronome tônico que se encaixa corretamente e colocá-lo em cima da lacuna para completá-la. b) Depois dessa atividade, o professor deve pedir aos alunos que criem, em dupla e no caderno, um diálogo curto entre dois personagens, onde eles usam pronomes tônicos para se referir um ao outro (exemplo: “Personnage 1: Comment ça va?”/”Personnage 2: Moi, ça va bien. Et toi, comment te sens-tu?”) c) Ler as respostas e fazer a correção, acentuando sempre o porquê da resposta do aluno não ser adequada, se esse for o caso. d) Parabenizar os alunos pelo trabalho. e) Garantir que nenhum aluno tenha ficado com dúvidas.