Autoria: Leticia Baptista da Silva

• Aprender o vocabulário sobre as estações do ano e o clima;
  • Aprender a expressar os gostos (aimer, détester);
  • Fixar o conteúdo por meio de exercícios de  escrita, falando em voz alta e completando lacunas.

Tempo: 90 minutos

Preparação: É necessário que o professor imprima a letra da música e o exercício de completar as lacunas da música e entregue aos alunos. O documento pode ser encontrado aqui.

• Slides contendo o material da aula;
  • Conteúdo autêntico separado previamente para utilizar na aula como aquecimento e para  exemplificar o conteúdo: clipe e letra para acompanhar;
  • Os alunos precisam ter papel e caneta ou qualquer outro dispositivo para os exercícios de prática – responder às questões e completar a letra da música.

Etapa 1

1. Começar a aula perguntando como os alunos estão, em francês (salut, tout le monde, comment allez-vous?)
  2. Após a troca inicial, com os alunos já prontos para a aula, projetar os slides com o material preparado, e imergir os alunos no francês através do aquecimento. Aqui, o professor utilizará a música En été, do filme da Disney La reine des neiges, projetando o clipe para que os alunos assistam. Além disso, entregar uma cópia com a letra para que os alunos acompanhem é uma forma de ajudar na compreensão do que eles escutarão, e no aprendizado de vocabulário novo.

Letra (também disponível nos slides “Pour réfléchir” clicando em “les paroles”).

Após o vídeo terminar, para gerar uma interação, o professor pode perguntar o que eles compreenderam da letra, o que observaram nas imagens do clipe e também as dúvidas de vocabulário. (Après regarder la vidéo de la chanson “En été” du film La reine des neiges, répondez: Quels sont les éléments qu’ont rapport avec l‘été? Il y a quelques éléments qu’ont rapport avec d‘autres saisons?). Após as respostas, o professor pode se encaminhar para a próxima etapa, preparando os alunos e direcionando a aula para o tópico do dia.

Etapa 2

Após o aquecimento e as respostas dos alunos, o professor pode trabalhar a letra da música, indicando a tradução dos versos, mostrando expressões que aparecem, e destacando o vocabulário relacionado com as estações do ano e o clima. E então, com a letra totalmente compreendida, os tópicos “les saisons de l’année” e “quel temps fait-il?” podem ser apresentados.

Etapa 3

Após introduzir o vocabulário sobre os temas da aula – les saisons de l’année et la météo, bem como as expressões utilizadas em cada um deles, o professor pode passar para a segunda parte do conteúdo. Nesta segunda parte os alunos aprenderão a expressar o que sentem sobre alguma coisa, aplicando neste contexto, o que sentem em relação ao clima (adorer, aimer beaucoup, aimer, ne pas aimer, ne pas aimer du tout et détester). Após passar pelas frases-exemplos, a aula pode se encaminhar para a última etapa: a fixação por meio da prática.

Etapa 4

Nesta etapa de prática, os alunos farão dois exercícios:

1º) responder às questões:

1. Aimez-vous quelle saison? Pourquoi?
  2. Décrivez le temps parfait pour vous.

Esta primeira parte da atividade pode ser feita individualmente ou em duplas, um aluno perguntando ao outro e anotando as respostas. Os alunos podem utilizar o dicionário para as palavras que não conhecem, bem como perguntar para o professor. Após escreverem as respostas, o professor pode pedir que compartilhem o que produziram, treinando assim não somente a escrita como a pronúncia.

2º) completar a música “En été” com as palavras que faltam. Aqui o professor pode encontrar a atividade para imprimir (verso da letra da música).

Após a realização dos exercícios, o professor pode encaminhar a aula para o final,  corrigindo as respostas e sanando as dúvidas que aparecerem.

Observações:

a) Apesar de pedir que os alunos exponham em voz alta as respostas criadas por eles, para treinar a pronúncia do francês, o foco não é esse, exclusivamente. O professor deve estar atento, sim, a possíveis faltas, mas também é cabível compreender que, como esperado pelo nível, elas vão acontecer.

b) A aula pode ser feita em francês, mas o professor deve estar atento à adequação da linguagem, procurando usar palavras de som próximo ao da língua materna dos alunos e a sua fala deve ter velocidade um pouco reduzida para que todos compreendam.