Tags (Português): eu quero, modalidade, habilidade de escuta, conjugação
Tags (Francês): je veux, modalité, capacité d’écoute, conjugaison
Objetivos:
- Apresentar os verbos de modalidade pouvoir, vouloir e devoir
- Fixar o conteúdo por meio de exercícios e da produção escrita
Preparação Preparar TV ou datashow para passar a música, apresentar os slides ou exercícios. Caso desejar, o professor pode imprimir a folha de exercícios e a letra da música e passar a teoria na lousa.
Tempo: 1h30
Materiais:
Etapa 1:
a) Começar cumprimentando os alunos em francês e perguntar como estão: “Salut! Comment allez-vous?”. b) Para aquecer, pode-se apresentar aos alunos a música Je Ne Veux Pas Travailler, da banda Pink Martini, lendo a letra da música em conjunto com a sala para tirar dúvidas de vocabulário. c) O professor pode entregar uma folha com a letra para os alunos ou apresentar em datashow ou TV, assim os alunos podem identificar quando o verbo “vouloir” aparece na música e o que ele expressa. O passo seguinte é emergir no tema da aula: os verbos de modalidade.
Etapa 2:
a) Após esse aquecimento, a parte teórica deve ser apresentada. O professor pode usar os slides do Anexo II para explicar tanto o uso do vouloir, quanto do pouvoir e devoir. É importante que o professor deixe claro em quais situações cada verbo é utilizado, partindo de exemplos. b) Para que os alunos participem ativamente, o professor pode pedir para que eles dêem exemplos de situações do suas vidas e cotidianos em que eles poderiam usar os verbos de modalidade, por exemplo: je peux parler français, je dois regarder le cours de français etc. c) O professor pode anotar os exemplos na lousa, traduzindo com os alunos do português para o francês. Nesta etapa, o professor deve mostrar aos alunos a conjugação dos três verbos para que sejam feitos os exercícios de fixação, utilizando a folha de exercícios do Anexo III
Etapa 3
a) Após os exercícios, o professor pode corrigir juntamente com a sala e tirar dúvidas. b) Para concluir a aula, pode ser proposta outra atividade: os alunos podem escolher fazer uma das 3 listas: uma lista de tarefas e deveres da semana, fazendo o uso do devoir; uma lista de habilidades, como cozinhar, praticar esportes, falar idiomas etc, utilizando o pouvoir; e a outra lista de desejos e vontades, utilizando o vouloir. Os alunos que desejarem podem ler suas listas em voz alta para a sala. c) Concluindo a todos, o professor pode elogiar os alunos pelas produções e garantir que eles não tenham nenhuma dúvida acerca do assunto.
Autoria: Miriã J. S. Dias
Nível: A1