Autoria: Leticia Baptista da Silva

Nível: A1

Objetivos:

  • Aprofundar o conhecimento sobre os verbos pronominais, aquecendo com o verbo “s’appeler”, relembrando-o;
  • Relembrar o que são e quais são os pronomes reflexivos, e como eles são utilizados nos verbos pronominais;
  • Relembrar como conjugar os verbos em -ER;
  • Aprender os verbos e o vocabulário utilizados para falar sobre a rotina;
  • Fixar o conteúdo escrevendo sobre a própria rotina e compartilhando em voz alta com os colegas para treinar a pronúncia.

Tempo: 90 minutos

Preparação: É interessante que os alunos já tenham aprendido como se apresentar utilizando o verbo s’appeler e como conjugar os verbos de primeiro grupo terminados em -ER, pois assim a compreensão sobre os verbos pronominais se daria de forma continuada, aplicando com os verbos utilizados para falar sobre a rotina. 

Materiais:

  • Slides contendo o material da aula;
  • Conteúdo autêntico separado previamente para utilizar na aula e exemplificar como os verbos pronominais são utilizados;
  • Os alunos precisam ter papel e caneta ou qualquer outro dispositivo para desenvolverem a escrita sobre suas rotinas.

Etapa 1

  1. Começar a aula perguntando como os alunos estão, em francês (salut, tout le monde, comment allez-vous?)
  2. Após a troca inicial, com os alunos já prontos para a aula, projetar os slides com o material preparado, perguntando se os alunos se lembram do verbo s’appeler e como fazemos para conjugá-lo. Este exercício servirá como aquecimento, preparando os alunos para o contato com outros verbos pronominais, funcionando como um lembrete da estrutura de uso de um verbo pronominal (sujet + pronom réfléchi + verbe) a partir de um dos primeiros verbos que se tem contato ao aprender o francês (je m’appelle…). Dessa forma, também, ao pedir para que conjuguem o verbo, eles estarão relembrando e exercitando como se faz para conjugar um verbo. 

Como sugestão para introduzir os novos verbos neste novo contexto (passando do contexto se présenter para o contexto parler de la routine), o professor pode utilizar vídeos do YouTube que mostrem, por exemplo, a rotina de alguém. Por se tratar de conteúdo autêntico, a velocidade falada pode ser uma dificuldade para a compreensão dos alunos. Ligar a legenda e diminuir a velocidade do vídeo são opções para deixá-lo mais acessível ao nível de compreensão A1. Além disso, o professor também pode transcrever a parte que deseja mostrar na aula, passando o vídeo uma vez na velocidade natural, como se fala no dia a dia, e uma segunda vez na velocidade reduzida, acompanhada da transcrição e destacando os verbos que deseja mostrar. 

Sugestão de vídeo: 

YouTube, https://youtu.be/UIoByGyMxlM?si=ZZdEXyViNS7-6tLG 
7AM MORNING ROUTINE D'AUTOMNE | étudiante, cosy, réaliste, habitudes saines, Prettystyle.

Etapa 2: 

Dando continuidade, após a etapa 1 (exercício de aquecimento e revisão), o professor pode começar a explicar o que são e como utilizar os verbos pronominais e os pronomes reflexivos, trazendo novamente a estrutura utilizada com o verbo s’appeler para que os alunos percebam que é a mesma. Nesta parte, o intuito é aprofundar os conhecimentos sobre o tema e preparar os alunos para aplicar alguns verbos pronominais utilizados para falar sobre a rotina nesta estrutura de uso.

Trazendo a conjugação do verbo s’appeler, o professor faz uma revisão com os alunos acerca da conjugação de verbos terminados em -ER, e os prepara para conjugar de maneira autônoma os verbos utilizados para falar sobre a rotina. É interessante que o professor instigue os alunos a puxarem na memória como realizar a conjugação, sem dar a resposta de cara. Porém, se perceber que eles estão com alguma dificuldade, o professor pode voltar na conjugação do verbo s’appeler e mostrar que a conjugação dos novos verbos aprendidos seguirá como aquela.

Após este início de apresentação e aprofundamento do tema “les verbes pronominaux”, o professor pode perguntar se os alunos sabem o que é uma rotina e quais atividades rotineiras eles fazem, criando uma interação e preparando-os para analisar mais atentamente um texto, vídeo ou imagem que mostre a rotina de alguém. Uma sugestão é passar o vídeo do aquecimento novamente, pedindo aos alunos que foquem ao que se fala ou na legenda, tentando perceber os verbos utilizados. Outra, é utilizar um texto contendo a descrição de uma rotina, e pedir aos alunos marcarem os verbos utilizados, sendo uma forma de aquecer para a atividade de fixação da próxima etapa.

Sugestão de texto:

“La routine quotidienne” texto adaptado do site: https://lingua.com/fr/francais/lecture/routine-quotidienne/
La routine quotidienne

Le matin, Théo se lève à six heures. Tous les matins, il suit la même routine: il se lave le visage avant de prendre une douche. Ensuite, il se sèche très vite les cheveux pour aller manger son petit déjeuner. Il doit se dépêcher pour ne pas être en retard à l’école.

Après son repas, il retourne à la salle de bain pour se brosser les dents et pour aller aux toilettes. Théo s’habille et part à l’école. À l’école, il étudie, joue avec ses amis, se repose au moment de la récréation, et à midi, il déjeune. La cloche de l’école sonne à treize heures, et tout le monde retourne en classe jusqu’à dix-sept heures.

Au fin du jour, Théo rentre à la maison pour faire ses devoirs. Après tout finir, Théo s’amuse avec ses frères avant de dîner avec ses parents. À huit heures, Théo se douche, se brosse les dents et se couche pour dormir et commencer la routine encore demain.

Etapa 3

Nesta etapa será a prática para fixação do conteúdo. O professor poderá trazer uma lista de vocabulário e verbos comuns ao falar sobre a rotina, tirar as dúvidas quanto aos significados e repetir em voz alta com os alunos para praticar a pronúncia. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para conjugar os verbos no caderno (individualmente ou em duplas) ou juntamente com ele em voz alta e na lousa – ou fazer ambos, dando um tempo para que eles processem as informações e conjuguem os verbos sozinhos e depois veja a correção com o professor.

Após a conjugação dos verbos, será pedido aos alunos que escrevam frases expondo atividades que fazem parte da rotina deles (podendo utilizar o dicionário para pesquisar palavras desconhecidas ou perguntar ao professor). Finalizada a atividade, o professor pode encaminhar para o final da aula, ouvindo as frases que os alunos criaram, e tirando eventuais dúvidas.

Observações: 

a) Apesar de pedir que os alunos exponham em voz alta as respostas criadas por eles, para treinar a pronúncia do francês, o foco não é esse, exclusivamente. O professor deve estar atento, sim, a possíveis faltas, mas também é cabível compreender que, como esperado pelo nível, elas vão acontecer. O objetivo da aula é a compreensão de como utilizar os verbos pronominais e o vocabulário para falar sobre a rotina. b) A aula pode ser feita em francês, mas o professor deve estar atento à adequação da linguagem, procurando usar palavras de som próximo ao da língua materna dos alunos e a sua fala deve ter velocidade um pouco reduzida para que todos compreendam.