Autoria: Isabela Sales Cardia
Nível: A1
Objetivos:
- apresentar a cultura da moda francesa e falar sobre a Semana de Moda em Paris e alguns países francófonos;
- apresentar o vocabulário de roupas, acessórios e sapatos;
- introduzir e fixar o verbo “porter” no presente;
Tempo: 90 minutos
Preparação: Preparar slides e selecionar um vídeo para relacionar com o conteúdo.
Materiais:
- Anexo I – Semana de Moda criada por Adama Paris: https://www.youtube.com/watch?v=nb9nS9wysj8
Slides apresentando o vocabulário e trazendo a parte teórica;
Etapa 1:
a) Iniciar cumprimentando os alunos em francês e perguntando quais suas concepções prévias sobre a moda francesa e se eles conhecem a Semana da Moda que acontece em Paris. b) Após a breve discussão, apresentar aos alunos imagens da Semana de Moda mais recente realizada na capital francesa (anexadas abaixo).
Anexo I
Anexo II
Fonte: https://vivreparis.fr/calendrier-fashion-week-paris-2023/
Anexo III
Fonte: https://www.vogue.fr/galerie/front-row-stars-fashion-week-printemps-ete-2024-paris
Etapa 2:
a) O professor irá reproduzir o vídeo anexado nos materiais, que trata da Semana de Moda de Dakar, país francófono do continente africano. b) Em seguida, o vocabulário sobre moda e vestimentas será tratado, inicialmente tratando-se daqueles visíveis no vídeo. c) Logo, haverá a construção vocabular acerca do tema de roupas e suas variações.
Anexo IV
Anexo V
Anexo VI
Anexo VII
Etapa 3
a) Após a construção do vocabulário, o professor apresentará o verbo “porter”, utilizado para que as pessoas se refiram ao que elas estão vestindo. b) O verbo será conjugado ao presente e o professor pedirá que os alunos repitam cada uma de suas conjugações, para praticar a pronúncia. c) Para exemplificar o uso do verbo, o professor pode utilizar-se de fotos de celebridades na Semana de Moda e descrever o que estão vestindo, somando tanto o vocabulário quanto o verbo trabalhado em aula.
Anexo VIII
Anexo IX
Anexo X
Etapa 4
a) Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos escrevam um pequeno parágrafo, descrevendo as roupas que estão vestindo no dia da aula. b) Após praticarem a escrita, o professor irá descrever oralmente sua própria vestimenta, incentivando os alunos a lerem em voz alta o que produziram.