Autoria: Isabela Sales Cardia

Nível: A1

Objetivos:

  • apresentar a cultura da moda francesa e falar sobre a Semana de Moda em Paris e alguns países francófonos;
  • apresentar o vocabulário de roupas, acessórios e sapatos;
  • introduzir e fixar o verbo “porter” no presente;

Tempo: 90 minutos

Preparação: Preparar slides e selecionar um vídeo para relacionar com o conteúdo.

Materiais:

  • Anexo I – Semana de Moda criada por Adama Paris: https://www.youtube.com/watch?v=nb9nS9wysj8

Slides apresentando o vocabulário e trazendo a parte teórica;

Etapa 1:

            a) Iniciar cumprimentando os alunos em francês e perguntando quais suas concepções prévias sobre a moda francesa e se eles conhecem a Semana da Moda que acontece em Paris. b) Após a breve discussão, apresentar aos alunos imagens da Semana de Moda mais recente realizada na capital francesa (anexadas abaixo).

Anexo I

Fonte: https://www.leparisien.fr/paris-75/fashion-week-paris-decor-extraordinaire-des-defiles-de-mode-24-01-2023-ZEVRU5EYBNHITLFNNQ4PZYELPI.php

Anexo II

Fonte: https://vivreparis.fr/calendrier-fashion-week-paris-2023/

Anexo III

Fonte: https://www.vogue.fr/galerie/front-row-stars-fashion-week-printemps-ete-2024-paris

Etapa 2:

            a) O professor irá reproduzir o vídeo anexado nos materiais, que trata da Semana de Moda de Dakar, país francófono do continente africano. b) Em seguida, o vocabulário sobre moda e vestimentas será tratado, inicialmente tratando-se daqueles visíveis no vídeo. c) Logo, haverá a construção vocabular acerca do tema de roupas e suas variações.

Anexo IV

Anexo V

Anexo VI

Anexo VII

Etapa 3

            a) Após a construção do vocabulário, o professor apresentará o verbo “porter”, utilizado para que as pessoas se refiram ao que elas estão vestindo. b) O verbo será conjugado ao presente e o professor pedirá que os alunos repitam cada uma de suas conjugações, para praticar a pronúncia. c) Para exemplificar o uso do verbo, o professor pode utilizar-se de fotos de celebridades na Semana de Moda e descrever o que estão vestindo, somando tanto o vocabulário quanto o verbo trabalhado em aula.

Anexo VIII

Anexo IX

Fonte: https://medium.com/@ameolomlaurent/aya-nakamura-et-usher-sunissent-%C3%A0-la-fashion-week-de-paris-photos-adcab2a99c4d

Anexo X

Fonte: https://medium.com/@ameolomlaurent/aya-nakamura-et-usher-sunissent-%C3%A0-la-fashion-week-de-paris-photos-adcab2a99c4d

Etapa 4

            a) Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos escrevam um pequeno parágrafo, descrevendo as roupas que estão vestindo no dia da aula. b) Após praticarem a escrita, o professor irá descrever oralmente sua própria vestimenta, incentivando os alunos a lerem em voz alta o que produziram.