Tags Francês: Passé Composé; Imparfait; Description;
Tags Português: Passado Composto; Imperfeito; Descrição
Objetivos:
- Trabalhar a diferença do Imparfait e do Passé Composé.
- Reflexões culturais a partir da interpretação musical.
Tempo: 1h30
Etapa 1:
a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão (Salut, ça va bien?). b) Passar a música Formidable, de Stromae, pedindo que os alunos prestem atenção nos verbos do Imperfeito e do Passado Composto, de forma a fazer uma revisão e perceber se os alunos lembram de tais tempos verbais. O professor pode utilizar a letra da música (anexada na seção “Materiais”), para solicitar que os alunos grifem os verbos que encontrarem.
Etapa 2:
a) Aqui o professor deve realizar uma revisão do Imparfait, de modo a relembrar sua formação morfológica; b) Logo após, o/a docente deve realizar a revisão rápida do Passé Composé, de modo a relembrar os usos com Être e Avoir; c) Passar lista de exercícios (Anexo I) e corrigi-la.
Etapa 3
a) Aqui o/a professor/a deve falar sobre as diferenças entre o Imperfeito e o Passado Composto, com base nos slides; b) Depois o/ professor/a deve passar os dois últimos exercícios do Anexo I, de modo a realizar uma produção escrita com os/as alunos/as sobre a rotina deles do dia anterior e solicitar a descrição de um sonho dos/das estudantes quando eram crianças.
Observações: Para a realização desta aula, os/as estudantes devem ter conhecimento prévio da formação dos tempos verbais que são temas do presente material. Além disso, torna-se importante notar que o/a professor/a, na necessidade de retomar as aulas sobre passé composé, pode acessar os seguintes planos de aula, também do repositório da RAPLE: “Le passé composé avec ÊTRE” e “Le passé composé avec AVOIR”
Autoria: Erick Lucio
Nível: A2