Autoria: Leticia Baptista da Silva

Nível: A1

Objetivos:

  • Relembrar os números;
  • Relembrar o uso dos verbos pronominais;
  • Relembrar como conjugar os verbos;
  • Aprender o vocabulário utilizado para falar sobre a rotina;
  • Aprender as expressões para dizer as horas;
  • Fixar o conteúdo escrevendo sobre a rotina e compartilhando em voz alta com os colegas para treinar a pronúncia.

Tempo: 90 minutos

Preparação: É interessante que os alunos já tenham aprendido sobre os verbos pronominais e como conjugar alguns verbos (de primeiro grupo, por exemplo), bem como já terem tido uma aula específica sobre os números, pois esta aula fará uso desse conhecimento, revisando-o.

Materiais:

  • Slides contendo o material da aula;
  • Conteúdo autêntico separado previamente para utilizar na aula e exemplificar como dizer a rotina e os horários que se realiza cada tarefa;
  • Os alunos precisam ter papel e caneta ou qualquer outro dispositivo para escrever sobre a rotina deles.

Etapa 1

  1. Começar a aula perguntando como os alunos estão, em francês (salut, tout le monde, comment allez-vous?)
  2. Após a troca inicial, dizer o que será visto na aula e partir para um aquecimento antes de iniciar o conteúdo em si. Como sugestão para o tema que será discutido, o professor pode utilizar algum vídeo do Youtube que mostre a rotina de alguém – um vlog, por exemplo. O objetivo por trás da utilização deste conteúdo autêntico é introduzir os alunos ao conteúdo do dia – aquecimento – e de ver na prática como se faz para compartilhar, em francês,  as atividades rotineiras. Por se tratar de conteúdo autêntico, a velocidade falada pode ser uma dificuldade para a compreensão dos alunos. Ligar a legenda, transcrever e/ou diminuir a velocidade do vídeo são opções para deixá-lo mais acessível ao nível de compreensão A1. 

Para gerar uma interação com a turma, após ter passado o vídeo, o professor pode perguntar quais atividades estavam sendo realizadas e que puderam ser observadas por meio das imagens da gravação, se encaminhando para a próxima etapa da aula.

Sugestão de vídeo:

YouTube, https://youtu.be/UIoByGyMxlM?si=ZZdEXyViNS7-6tLG
7AM MORNING ROUTINE D'AUTOMNE | étudiante, cosy, réaliste, habitudes saines, Prettystyle. 

Etapa 2

Feito o aquecimento, o professor pode partir para les petits rappels que contribuirão para dar continuidade à aula: 

1°) revisar os números, focando do 0 ao 60: revisar os números ajudará o aluno a dizer as horas e os minutos do dia. O professor pode utilizar o site “sorteador” (https://sorteador.com.br/) para sortear os números e pedir aos alunos que falem em voz alta o número que foi sorteado – esta atividade é possível de ser realizada em aulas presenciais e online. Ou ainda, o jogo “bingo” pode servir para o objetivo de revisão. 

Para jogar bingo, o professor pedirá aos alunos que desenhem o símbolo cerquilha (#) no caderno, em um tamanho que dê para colocar os números dentro – como se fosse um jogo da velha de números;

O próximo passo será escolher números de 0 a 60 para completar a cartela desenhada pelos alunos. Por exemplo, dentre os números de 0 a 60, o aluno escolheu 1, 7, 15, 24, 28, 32, 47, 59 e 60, e distribuiu esses números no desenho que fez. 

Com as cartelas prontas, o professor sorteará os números utilizando o site “sorteador” até que algum aluno tenha toda uma linha, uma coluna ou uma diagonal preenchida com os números sorteados, gritando “bingo!” para anunciar que “ganhou” a rodada.  

Após a revisão dos números, o professor pode trazer as expressões e maneiras que utilizamos para dizer as horas (Quelle heure est-il?; Il est six heures moins le quart – Il est cinq heures quarante-cinq), e passar alguns exemplos, pedindo para os alunos dizerem as horas. A utilização de imagens ou desenhos na lousa podem ajudar o aluno a compreender e visualizar o conteúdo de forma mais lúdica. 

2º) revisar a conjugação dos verbos (de primeiro grupo terminado em -ER, por exemplo), bem como os verbos pronominais, ajudará o aluno a aplicar a conjugação verbal nos verbos utilizados para falar de atividades rotineiras (se lever, se doucher, prendre le petit déjeuner, faire du sport). 

Sugestão: O professor pode trazer uma lista com os verbos comumente utilizados neste contexto, e aplicar em frases de exemplo, ou mesmo utilizar as frases que aparecem no aquecimento da aula.

Revisando este conteúdo e pedindo que os alunos “ajudem” o professor a lembrar dos números e a conjugar os verbos, é uma forma de fixar e exercitar o conteúdo, preparando-os para aplicar de forma autônoma mais adiante.

Terminada a revisão, o professor pode apresentar uma lista de vocabulário utilizado para falar sobre a rotina, repetindo com os alunos para praticar a pronúncia e tirar eventuais dúvidas. Em seguida, pode partir para a etapa de praticar o que foi visto na aula.

Etapa 3

Nesta etapa será realizada a prática para fixação do conteúdo. O professor pode fazer exercícios Quelle heure est-il? para que os alunos respondam em voz alta e entendam melhor como se diz as horas em francês. Se os alunos tiverem acesso ao celular ou internet, uma ideia de exercício é pedir para que procurem o horário de outros países – “Quelle heure est-il en Australie? Et au Japon? Et au Pérou?”

Após este exercício, para mesclar ambos os temas centrais visto na aula – horas e rotina -, o professor pode pedir aos alunos que escrevam frases expondo atividades que fazem parte da rotina deles (podendo utilizar o dicionário para pesquisar palavras desconhecidas ou perguntar ao professor) e digam a que horas essas atividades são realizadas (Je me révèille à six heures du matin). Em seguida, para uma segunda parte da atividade, colocar os alunos em duplas e pedir que ouçam a rotina do colega e escrevam no caderno utilizando a terceira pessoa do singular (Mariana se lève à sept heures du matin et prend le petit déjeuner avec ses parents.), manipulando as frases e aplicando a conjugação dos verbos para além da primeira pessoa do singular (je). 

Finalizadas estas atividades, o professor pode pedir para que os alunos indiquem atividades para sair da rotina, primeiro escrevendo no caderno e depois compartilhando com os colegas em voz alta. Como exemplo, tem-se as atividades de lazer trazidas no slide de vocabulário, e que o professor pode criar frases de inspiração para que os alunos criem suas próprias versões (Pour sortir de la routine, nous mangeons dans un restaurant avec nos amis ou notre famille une fois par semaine). O uso de dicionário online para pesquisar palavras que desconhecem, bem como pedir ajuda ao professor, é indicado. Finalizada a atividade, o professor pode encaminhar para o final da aula, ouvindo as frases que os alunos criaram e tirando dúvidas que possam ter surgido.

Observações: 

a) Apesar de pedir que os alunos exponham em voz alta as respostas criadas por eles, para treinar a pronúncia do francês, o foco não é esse, exclusivamente. O professor deve estar atento, sim, a possíveis faltas, mas também é cabível compreender que, como esperado pelo nível, elas vão acontecer. O objetivo da aula é a compreensão de como utilizar os verbos, as expressões e o vocabulário para falar sobre a rotina e dizer as horas. b) A aula pode ser feita em francês, mas o professor deve estar atento à adequação da linguagem, procurando usar palavras de som próximo ao da língua materna dos alunos e a sua fala deve ter velocidade um pouco reduzida para que todos compreendam.