Autoria: Isabela Sales Cardia


Nível: A1


Objetivos:
● apresentar e exemplificar os
adjetivos interrogativos quel,
quelle, quels e quelles;
● praticar o seu uso em questões
para identificação e conhecimentos
específicos;

Tempo: 60 minutos


Preparação: Preparar slides para
serem trabalhados com os alunos.


Materiais:

Etapa 1:
a) Iniciar a aula cumprimentando os alunos utilizando a língua francesa,
incentivando seu uso em sala. b) Na intenção de introduzir o assunto da aula em
questão, pedir aos alunos que escrevam, em francês, em um papel: seu prato de
comida preferido, sua cor preferida, seus filmes preferidos e suas músicas
preferidas. c) Retirar quaisquer dúvidas sobre vocabulário e pedir que guardem suas
informações para usar durante a aula.

Etapa 2:
a) A partir do uso dos slides com conteúdo teórico, introduzir os adjetivos
interrogativos em francês quel, quelle, quels, quelles, explicitando sua função nas
frases interrogativas e sua posição sempre no início de frases. b) Diferenciar cada
um dos adjetivos, evidenciando que, na língua francesa, estes se diferem não
apenas em número, mas também em gênero, precisando concordar com os
substantivos em masculino e feminino, singular e plural. c) Exemplificar com
algumas frases como se formulariam certas questões, além de evidenciar situações
aplicáveis: Quel est ton prénom? Quelle est ta date de naissance? Quels sont
vos numéros de téléphone? Quelles sont vos cordonnées?

Etapa 3
a) Construir, juntamente com os alunos na lousa, frases interrogativas que
usem os adjetivos trabalhados e tenham como base suas respostas da Etapa 1:
Quel est ton plat préféré? Quelle est ta couleur préférée? Quels sont tes films
préférés? Quelles sont tes chansons préférées?
b) Pedir aos alunos que
escrevam as frases desenvolvidas, além de pensarem em outras frases aplicáveis
ao cotidiano deles. c) Pedir que compartilhem com a sala quais foram suas frases
elaboradas.


Etapa 4
a) Pedir aos alunos que se reúnam em duplas e pratiquem entre eles com as
questões criadas, alternando para que ambos perguntem e respondam, alternando
também as duplas, a fim de que todos pratiquem a língua e interajam com os
colegas de sala.


Observações: Para que essa aula seja dada, imagina-se que o aluno já tenha certo
conhecimento de vocabulários da língua.