Tags português: família, ancestralidade, identidade

Tags francês: famille, ancêtre, identité

Objetivos:

  • Introdução e fixação do tempo verbal imperfeito por meio de reflexões sobre ancestralidade e identidade.

Tempo: 1h30

Preparação: Os alunos devem trazer uma foto antiga de família e uma deles mesmos. 

   Materiais:

Etapa 1:

a) Iniciar a aula cumprimentando os alunos em francês para incentivar o uso em sala de aula. b) Então, iniciar uma discussão a partir da pergunta norteadora “o que é ancestralidade para você?”. Deixar que os estudantes respondam e expressem o que pensam da palavra ‘ancestralidade’. Neste momento, eles também podem mostrar a foto de família que trouxeram e falar um pouco dela. c) Para encerrar a etapa, apresentar à turma o texto sugerido, fazendo uma leitura colaborativa para que todos leiam um trecho, tirando dúvidas sobre vocabulário e grifando os verbos encontrados. 

Etapa 2: 

  1. a) Iniciar o conteúdo gramatical perguntando aos estudantes em quais situações o imperfeito é usado, usando como base o texto. Os verbos grifados podem ser elencados na lousa neste momento, para analisar como eles foram aplicados no texto e qual função cumprem. b) Então introduzir a parte teórica, explicando como conjugar os verbos no imperfeito, dando exemplos e explicando a exceção do verbo “être”. c) Para fixação, a turma pode conjugar em todas as pessoas os verbos que foram encontrados no texto lido. 

Etapa 3

  1. a) Como atividade final da aula, o professor pode propor uma produção escrita em que os alunos devem usar a foto que trouxeram. Eles podem descrever a imagem, falando sobre a família, quem eram as pessoas da foto, suas características, o que gostavam de fazer, onde moravam, as tradições familiares etc. A primeira parte do texto deve estar, majoritariamente, conjugado no imperfeito. Ao final, eles podem escrever sobre si mesmos,  contando quem são hoje em dia e as características próprias que remetem à ancestralidade, seja na aparência física, personalidade ou tradições que ainda carregam. b) Os estudantes devem ler seus textos em voz alta, preferencialmente em dinâmica de roda. c) Para encerrar a aula, o professor pode perguntar o que a turma achou e garantir que não tenha restado nenhuma dúvida acerca do conteúdo apresentado. 

Autoria: Miriã Julia S. Dias

Nível: A2