Tags em português: lecture et compréhension, les connecteurs, les habitudes
Tags em francês: leitura e compreensão, conectivos, hábitos
Objetivos:
- Introdução dos conectivos do tempo principal através da leitura e compreensão de textos sobre hábitos/rotina.
Tempo: 1h30
Materiais:
Etapa 1:
- a) Iniciar a aula cumprimentando a turma em francês, para incentivar o uso da língua em sala de aula. b) Para introduzir o tema, perguntar quais conectivos eles conhecem em francês. O professor pode explicar o que são conectivos, para que eles servem e elencar, na lousa e junto com os alunos, os conectivos em português e francês que eles conhecem, refletindo sobre em quais situações eles são usados.
Etapa 2:
- a) Apresentar o texto sugerido e fazer uma primeira leitura colaborativa, focando no tema do texto, na tradução de palavras desconhecidas e nos hábitos que foram listados. Perguntar aos alunos se eles se identificam com o texto e têm algum daqueles hábitos. Deixar com que eles falem um pouco sobre si mesmos e as coisas que gostam de fazer. b) Para se aprofundar mais na parte gramatical, deixar com que os estudantes leiam o texto sozinhos, com a tarefa de grifar aquilo que eles identificarem como conectivos. Depois, o professor deve ler mais uma vez, se necessário, e elencar na lousa todos conectivos identificados e aqueles que podem ter passado despercebidos. c) Por fim, passar os slides sobre os conectivos e suas categorias e dividir junto com os alunos todos conectivos presentes no texto em suas respectivas categorias.
Etapa 3
- a ) Para fixar o conteúdo, a turma pode responder à folha de exercícios sugerida. b) Como produção, sugerir a atividade escrita em que eles devem escrever um texto falando sobre os próprios hábitos e hobbies. Para a produção desse texto, podem ser usadas as perguntas norteadoras inseridas tanto em português quanto em francês nos slides, além dos conectivos explorados. c) Por fim, os estudantes podem ler seus textos em voz alta. d) É importante que o professor se atente ao textos produzidos e às respostas dos alunos, para garantir que o conteúdo foi bem absorvido e não tenha restado nenhuma dúvida. Também é importante ouvir o feedback da turma sobre a aula e os temas explorados.
Autoria: Miriã Julia S. Dias
Nível: A2