Autoria: Maria Eduarda Gabriel Fogaça

Nível: A1

Objetivos:

  • Praticar a construção “il y a” através de leitura e atividades;
  • Discutir sobre museus e descrever pinturas.

Tempo: 60 minutos

Materiais:

Etapa 1:

Cumprimenta-se os alunos e explica-se os conteúdos que serão vistos na aula. Pergunta-se à turma quem já foi a um museu, quais tipos de museus conhecem, qual a opinião deles sobre esse assunto (se gostam ou não gostam, se acham divertido ou tedioso, etc.). Pode-se pedir para que os alunos compartilhem suas experiências, se quiserem. Após a discussão sobre museus, questionar se já conhecem a construção “il y a” e, caso ninguém conheça, perguntar se imaginam do que se trata.

Etapa 2: 

Apresenta-se o texto “Visite au musée” (pode-se pedir para que um aluno leia em voz alta, ou que todos leiam um trecho, alternando-se). Pergunta-se o que os alunos entenderam do texto e se tiveram dúvidas em relação ao vocabulário. Após uma breve discussão e esclarecimento de dúvidas, destaca-se as frases em que ocorre a estrutura “il y a”. Pede-se para que os alunos expliquem o que essas frases, especificamente, estão dizendo. Aqui, busca-se que eles entendam o sentido da estrutura por si próprios, através da associação dos elementos do texto. 

Em seguida, explica-se as diferentes formas de utilização do il y a através dos exemplos que descrevem a Mona Lisa. Ao fim, pergunta-se qu’est-ce qu’il y a dans la peinture? e espera-se que os alunos respondam com outros elementos que identificam na tela, utilizando a estrutura aprendida.

Etapa 3

Distribui-se uma folha de atividades para que os alunos possam fixar melhor a estrutura gramatical. Caso se trate de uma aula online, as atividades também estão disponíveis neste link, com alternativas clicáveis e espaços para preencher digitalmente. Pede-se para que os alunos respondam individualmente e, em seguida, realiza-se a correção dos exercícios, apresentando-se a folha corrigida e tirando quaisquer dúvidas.

Etapa 4

Agora, deve-se instruir os alunos a descrever as duas pinturas presentes nos slides, por meio das perguntas norteadoras “Qu’est-ce qu’il y a dans ces peintures?”, “Qu’est-ce que vous voyez?”, realizando correções, caso necessário, e auxiliando com palavras novas, que a turma ainda não conheça.