Autoria: Anna Victoria Salotti Gomes

O que é essa ideia?

O Habblet (ANEXO 1) é um jogo virtual e gratuito, em que o usuário é capaz de criar quartos e personalizá-los da maneira como desejar. Na presente dinâmica, os estudantes criam seus próprios quartos e os customizam para eventualmente descrevê-los em Língua Alemã. 

Por que usá-la?

Dentre as várias razões para realizar essa dinâmica, as principais são: possibilitar o aluno de visualizar com mais clareza a disposição de móveis; poder montar um quarto como desejar, realizando a atividade de modo descontraído, e mesmo assim conhecer um novo vocabulário; e praticar a compreensão visual, auditiva, e a fala acerca dos temas de casa, móveis e preposições, como será mostrado no modo de realizar da atividade.

Materiais necessários:

– Computador ou notebook com acesso à internet. 

Como realizá-la?

Ao final da dinâmica há um documento (ANEXO 2) que conta com um pequeno tutorial de como criar sua conta no site (p. 1-2) e como criar e personalizar seu quarto (p. 3-10), após isso, siga os passos a seguir para realizar a atividade:

1. Criação do quarto: Os estudantes criam seu quarto, dispondo os móveis e enfeitando o quarto da maneira que acharem conveniente.

2. Divisão em duplas: Os estudantes juntam-se em duplas e mostram um ao outro o quarto customizado. Então, eles perguntam sobre os móveis e itens no quarto de seu colega e sua organização (Ex: Was ist das? Das ist eine Eismachine).

3. Descrição para o professor e sala: Os alunos exibem seus quartos e, finalmente, explicam, em Língua Alemã, os itens que foram colocados e sua relação com a organização do resto do quarto (Ex: Das Bild ist auf dem Schreibtisch)

Considerações: 

Por se tratar de uma dinâmica feita majoritariamente com um dispositivo com acesso à internet, é ideal para uma aula online; no entanto, a depender do contexto da sala de aula, pode funcionar também em uma aula presencial. Nesse caso, é aconselhável orientar aos estudantes que criem seu quarto em casa, ou em outro ambiente no qual consigam acessar o jogo, e mostrem na sala de aula o resultado. 

Em um contexto em que nem todos os estudantes possuem acesso à internet, a atividade pode ser realizada em grupos ou duplas, de modo que um dos estudantes montará o quarto e os outros descrevem e escolhem como será a disposição dos itens e móveis.

O Habblet conta, também, com um vestuário vasto, que pode ser utilizado em uma aula sobre roupas e acessórios. Assim, os estudantes poderiam seguir a mesma dinâmica, porém, agora, customizando seu avatar.

Apesar do exemplo em alemão citado anteriormente, a atividade pode ser realizada em qualquer língua-alvo.


ANEXOS

ANEXO 1 → Habblet

ANEXO 2 → Tutorial