Autoria: Giovanna Palauro, Karime Ramos, Lívia Juliani and Thaís Feliciano.
Nível:
[B1]

Objetivos:

  • Aprender a falar e escrever sobre planos para o futuro;
  • Aprender a escrever postcards;
  • Compreender a diferença entre will e going to

Tempo: 1h35

Preparação:

  • Aquisição de cartões postais para a turma, ou pedido prévio para que os alunos os adquiram por conta própria;
  • Conferir os recursos presentes na escola para apresentação de slides e outros conteúdos digitais.

Materiais:

  • Papel sulfite para os alunos;
  • Projetor datashow 
  • Cartões postais, que o professor pode fornecer para os alunos ou pedir para que eles o obtenham previamente;
  • Uma caixa pequena de papelão ou qualquer outro recipiente que caibam os cartões postais colocados de forma aleatória.

Etapa 1:

a) Cumprimenta-se os alunos e pergunta-se como eles estão. b) Pergunta-se aos alunos What is a trip you dream of taking? O objetivo é que os alunos discutam as respostas em inglês e conversem sobre os melhores destinos para viajar e seus respectivos motivos. Assim, o professor solicita aos alunos que escrevam ao menos 3 frases no presente sobre uma viagem que eles desejam fazer. Exemplo: I want to visit Paris. c) Pergunte aos alunos para onde eles viajaram e que tipo de souveniers eles trouxeram da viagem. Espera-se que algum dos alunos comentem sobre postcards, mas se isso não acontecer, o professor pode introduzir este recurso ao contar uma história de sua própria vivência que o envolva. d) Pergunta-se aos alunos se eles sabem como escrever e enviar um cartão postal, e, independentemente da resposta, o educador explica para a turma como este recurso funciona. Para que a aula seja comunicativa, o professor demonstra frases possíveis a serem utilizadas em um cartão postal utilizando o ponto gramatical a ser trabalhado em sala: will e going to, como mostrado no exemplo a seguir: 

Imagens autorais – Uso livre

Etapa 2

a) Ao decifrar o postcard, espera-se que os alunos compreendam o uso do will como um marcador verbal do futuro. Seguindo essa linha de raciocínio, o professor demonstra seu uso e explica as diferenças e semelhanças entre will e going to, podendo utilizar recursos digitais como powerpoint, entre outros. b) Após a compreensão do tópico gramatical, os alunos modificam as frases escritas no warm-up e as colocam no futuro. Exemplo: I want to visit Paris → I will visit Paris → I am going to visit Paris. Esta atividade proporcionará o primeiro rascunho do que eles escreverão no postcard

Etapa 3 

a) Para finalizar a aula e promover uma interação em grupo, os alunos deverão escrever suas frases, após o feedback do professor, em seus próprios postcards.              b) após o preenchimento dos postcards, coloque-os em uma caixa ou outro recipiente que os caiba de forma aleatória e coloque este recipiente na frente da sala. Assim, cada aluno escolhe um cartão postal e o lê para a turma. Além de tentar identificar quem enviou a mensagem, o aluno deverá escrever uma resposta ao cartão como tarefa de casa, sempre utilizando o will e o going to. 
Observações: Caso o professor disponha de mais tempo livre, sugerimos a incorporação de uma comunidade virtual de envio de cartões postais, disponível no site: postcrossing.