Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1

Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II

Objetivos: 

  • Aprender e a contagem dos números de 1-50;
  • Desenvolver habilidades linguísticas para comunicação em situações introdutórias;
  • Praticar a conjugação da primeira e a segunda pessoa do singular do verbo To Be;

Tempo: 1h e 15 min a 1h e 30 min

Materiais: 

Etapa 01 (20 minutos):

Comece a aula questionando os discentes sobre como passaram desde o último encontro. A partir desse diálogo inicial, proponha uma atividade de Warm-up que os prepare para os assuntos a serem apreendidos: um bingo de tamanho três por três, que contenha os números de 1 a 100, ou de 1 a 50 (a depender do conhecimento prévio dos aprendizes) em inglês. 

Etapa 02 (30 minutos): 

Nesta segunda etapa, após o encerramento da atividade de Warm-Up, dialogue com os estudantes sobre as expressões e/ou sentenças que conhecem para apresentarem-se e para questionarem novas informações em situações de introdução (Greetings). A partir das respostas dos alunos e do auxílio dos slides, apresente os exemplos de WH questions pensados para esta aula ( How e What) e explique suas composições e características gramaticais, perpassando os pronomes pessoais da primeira e segunda pessoa do singular, e o começo do verbo To Be.

How old are you x How are you (I am…) 
What is your name / nickname x What is your favorite hobby (My ___ is…) 
I am – Am I ( “I am x years old” e “I am fine”)
You are – Are you (“How are you?”  “How old are you”)

Etapa 03 (25 minutos):

Realize, neste momento da lição, uma atividade de Role Play entre duplas: comece por levar exemplos de personagens, reais ou fictícios, que contenham, nome, apelido, idade e preferências pessoais (hobbies que devem ser levados nos slides). Após exemplificar para os alunos a formulação de personagens, peça para que os aprendizes, conforme o modelo apresentado, em duplas, elaborem suas próprias figuras. Por último, peça para que os pares interajam entre si, questionando outros colegas acerca de seus personagens (as perguntas devem ser feitas em inglês).