Nessa página, abordaremos as principais características do par de fonemas / f / e / v /. Ambos se tratam de fonemas fricativos labiodentais, isso significa, são articulados com o lábio inferior, criando uma suave fricção com os dentes superiores. A principal diferença entre eles é que / f / é um som desvozeado (não vibrado), enquanto / v / é um som vozeado, implicando que há vibração das cordas vocais em sua articulação – lembrando que esses conceitos já foram apresentados em outras páginas de nosso projeto. Essas distinções são importantes para evitar confusões de sentido, tendo em vista que são sons parecidos, em palavras como, por exemplo,  fan e van

Características acústicas e articulatórias dos sons

O som /f/, sendo um fricativo desvozeado, é realizado em vocábulos ingleses como fan, food e no final de palavras como laugh (/læf/). Durante a produção desse fonema, o ar passa através da estreita abertura entre os dentes superiores e o lábio inferior, produzindo uma fricção audível. Essa característica é comum no português, o que facilita a produção inteligível do som por seus falantes. Contudo, ele é pronunciado mais frequentemente no início e no meio de palavras em inglês.

 Já o fonema / v / é um fricativo vozeado, ou seja, as nossas cordas vocais são ativadas na produção do fone, por isso, é normal sentirmos certa vibração na garganta ao pronunciarmos essa consoante. Para emitir esse som, a parte interior dos nossos dentes superiores deve tocar a traseira do lábio inferior; assim, seu lábio superior irá levantar-se brevemente para que os dentes da frente sejam expostos. Vale lembrar que a língua não participa desse movimento, permanecendo relaxada. 

Como ensiná-los?
      

 Ao realizar o som de / v /, provavelmente será percebido uma vibração em dois lugares: na garganta e o ponto onde os articuladores se encontram, que nada mais é do que o lugar dental/labial mencionado. Essa vibração é causada pelo ar que sai da boca. Por ser simples o exercício de notar a vibração das cordas vocais no momento da articulação, os professores podem empregar uma série de técnicas para auxiliar os alunos a perceber e produzir com precisão os fonemas / f / e / v /. Uma abordagem prática é pedir que os alunos coloquem a mão na garganta enquanto produzem ambos os sons, para perceberem a vibração no / v / e e sua ausência no / f /. Além disso, exercícios com pares mínimos – como é o caso de fan e van –, reforçam essa distinção auditiva, enquanto também reforça o impacto que a diferença dos sons exerce sobre o significado.

 Outros métodos incluem o uso de trava-línguas ou frases em que os sons aparecem repetidas vezes (Ex: this colourful floral fabric is fabulous e we have a variety of sleeveless pullovers and vests). Representações visuais dos pontos de articulação e espelhos, que permitem que os alunos observem e ajustem a posição dos lábios e a fricção labiodental para cada som, também auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. Essas estratégias, quando aplicadas integralmente a um ensino de pronúncia comunicativo e que perspective a inteligibilidade, facilitam a compreensão e a prática dos fonemas de modo direcionado.

Referências: 

CARLEY, P.; MEES, I. American English phonetics and pronunciation practice. Routledge, 2019.

SAN DIEGO VOICE & ACCENT. How to Pronounce the F /f/ and V /v/ Consonants. San Diego Voice and Accent, 2023. Disponível em: 
https://sandiegovoiceandaccent.com/american-english-consonants/how-to-pronounce-the-f-f-and-v-v-consonants#:~:text=The%20V%20consonant%20is%20a,back%20of%20the%20lower%20lip.Acesso em: 17 jun. 2025.

SOUNDS AMERICAN: WHERE YOU CAN IMPROVE YOUR PRONUNCIATION. Consonant sound /v/ as in “very”, 2022. Disponível em: https://soundsamerican.net/article/consonant_sound_v_as_in_very. Acesso em: 17 jun. 2025.

Texto por Laura Ferri Pulgatti e Ana Catarina Guidelli Elísio.

Revisado por Vitor Xavier Gonçalves.

Imagem por Renato da Silva Caruzzo.