Tags: Escrita criativa; Contação de histórias; Habilidades de escrita; Compreensão auditiva | Creative writing; Storytelling; Writing skills; Listening comprehension
Objetivos:
- Praticar fala e pronúncia por meio do compartilhamento com a turma
- Estimular compreensão auditiva
- Desenvolver a habilidade de escrita criativa
- Consolidar o aprendizado por meio da utilização de diferentes habilidades
Tempo: Média de 60 minutos
Preparação:
- Escrever o trecho inicial da etapa 3 na lousa;
- Ter a lista de palavras em mãos para ditar ao apresentar a atividade.
Materiais:
- Lousa e caneta/giz
- Vídeo
Etapa 1 (10 minutos)
Comece a aula cumprimentando os alunos, perguntando como estão, buscando estabelecer um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado. Em seguida, introduza o conteúdo com perguntas abertas e simples relacionadas ao tema de histórias estranhas ou experiências incomuns — “Já aconteceu algo estranho com você tarde da noite?/Have you ever gone through something creepy late at night?”, “Você já viu ou ouviu algo que não conseguiu explicar?/Have you ever seen or heard something you could not explain?”, por exemplo.
Etapa 2 (20 minutos)
Após este momento, pergunte se os alunos já ouviram falar do autor Edgar Allan Poe e de sua obra. Comente que o mesmo é conhecido por sua maestria em contar histórias, que é a habilidade que queremos trabalhar nesta aula. Seguindo, faça uma breve introdução do vídeo “The Riddle of the Black Cat”, que se trata de uma animação baseada em um dos contos de Poe, “O gato preto”. Mostre o vídeo, e use o momento seguinte para que os alunos compartilhem o que acharam do texto, se há alguma dúvida de vocabulário, entre outros. Use perguntas como “O que vocês acharam da história apresentada no vídeo?”/ “What did you think of the story in the video?”, “Vocês tem alguma dúvida em relação ao vocabulário?”/ “Did you get the words in the video? Are there any doubts on vocabulary?”
Etapa 3 (30 minutos)
Para esta última etapa, peça aos alunos que imaginem o cenário da história que está apresentada na lousa. Pergunte o que eles esperam que aconteça com a pessoa na história. Engaje com as teorias propostas, os conduzindo para a próxima parte da aula.
Leia o seguinte trecho, já escrito na lousa, em voz alta, ou peça para que algum aluno se voluntarie para ler:
Last night I was walking home next to the Black river, when something strange happened to me. It was late at night and I’d had a long and difficult day at work. There was a large full moon in the sky, and everything was quiet. I was tired and lonely…
Neste momento, peça para que os alunos deem continuidade à história inserindo, preferencialmente na ordem, e a partir da última oração da história, todas as palavras que você ditar. Esclareça também que as únicas modificações que podem ser realizadas se aplicam somente aos verbos, que podem ser conjugados.
Palavras a serem ditadas (na ordem):
- MOTHER
- BAG
- APPLE
- HOUSE
- DRIVE
- CHILD
- FOOT
Ao terminar o ditado, peça para que os alunos compartilhem a história final com a turma toda.
Observações: Para a realização desta atividade, se presume que os alunos possuam conhecimento em vocabulário básico, tempos verbais no passado (Simple Past e Past Continuous) e uso de conectivos (“and”, “but”, “then”, etc).
Autoria: Profa. Lígia Ferreira da Silva Nobile
Adaptado por: Ana Laura Santos Pedro
Nível: B1