Autoria: Julia Vojivoda Medeiros

• Revisar e compreender o vocabulário necessário para o contexto.
  • Analisar as diversas estruturas gramaticais possíveis para a situação comunicativa
  • Entender como os diálogos funcionam no dia-a-dia
  • Elaborar uma simulação desse contexto entre duplas ou grupos.

Tempo: 90 min

• Material para exposição de estruturas gramaticais.
  • Vídeo “Learn English Speaking everyday”: [https://www.youtube.com/watch?v=Gt5RKLQaXiM].
  • Peças de roupa e/ou itens que façam parte da situação de compra no shopping.

a) O docente introduz a aula cumprimentando os/as estudantes em inglês, estimulando o uso da língua b) Em seguida, inicia um warm-up entre os alunos                                                                                                                                                                                                                                         sobre suas peças/itens de vestimenta favoritas/os, expondo o vocabulário necessário na lousa e/ou projetor. c) Posteriormente, apresenta as diferentes formas de expressão – como o uso dos verbos modais e auxiliar “can”, “could” e “do” para solicitar um item e os verbos “have”, “wear”, “try” e “fit” – que possam ser utilizadas nesse contexto, guiando-os/as linguisticamente à situação comunicativa.

Para complementar a consciência comunicativa dos alunos, o professor a) expõe o vídeo indicado (“Learn English Speaking everyday”) e, em seguida, b) discute os diálogos presentes em vídeo para concretizar a percepção dos estudantes por meio de perguntas e sugestões sobre a situação linguístico-comunicativa apresentada.

Após a preparação lexical, a) solicita aos/às alunos/as uma lista de compras para um dia no shopping, como uma simulação de todo o contexto apresentado                      b) posteriormente, separa um/a estudante para cada setor do shopping e fornecer os materiais respectivos de cada vendedor/aluno e c) organizar a sala em corredores e sessões para a performance da atividade.

Coloca em prática a atividade elaborada e organizada, pedindo ao restante dos/das estudantes que busquem e dialoguem, em inglês, pelos produtos necessários de cada lista, como se realmente fossem clientes em um shopping. É possível alternar a posição dos alunos entre vendedores e clientes ou, até mesmo, que troquem as listas de compra entre si, para possibilitar mais variedade à prática.