Autoria: Maria Eduarda Gabriel Fogaça e Vitor Xavier Gonçalves

• Discutir sobre museus e pinturas.
  • Compreender o uso dos advérbios modais there is e there are;
  • Revisar os números de um a cem (noventa e nove) em inglês;
  • Mobilizar conhecimentos para  descrever e quantificar objetos em um certo local/contexto;

Material:

• Slideshow;
  • Acesso a internet e televisão;
  • Lousa para aprofundar a explicação gramatical;
  • Ao menos um aparelho celular/computador para pesquisa online.

Tempo: 90 minutos (Uma hora e meia).

Etapa 1

Inicie a aula comprimentando os alunos. Após isso, introduza uma atividade dinâmica como Warm-Up: sugira que os estudantes pesquisem ao menos uma (preferencialmente duas/três) pinturas/estilos de pinturas representados em quadros, que gostem. Em seguida,  sugira para que – em duplas ou trios – compartilhem com seus colegas o que pesquisaram. A partir do que for apresentado nesta segunda etapa, os discentes devem pensar em adjetivos que, em sua opinião, representem cada imagem (quais suas cores predominantes, estilos, impressões, etc). Proponha para que dialoguem sobre as características atribuídas às pinturas que escolheram, concordando/discordando delas e, somente ao fim, dê espaço para que essas discussões feitas dentro dos grupos sejam compartilhadas com o restante da turma.

Etapa 2

Na segunda etapa, disponibilize um pequeno texto (slides) sobre museus – que utilizem as locuções verbais  “there is” e “there are”. Após a leitura e esclarecimento conjunto do texto, questione aos discentes se já foram ao museu; e, se sim, se gostaram da experiência (questione àqueles que nunca foram, se possuem vontade). A seguir, dê ênfase às estruturas  presentes no material, detalhando quais suas formas de uso, regras gramaticais e respectivos sentidos (mencione os exemplos do datashow).

Para uma maior fixação, disponha ainda duas pinturas e questione para a sala o que possuem (ex: what is there on these paintings?). Peça para  que respondam utilizando sentenças completas (ex: there is…).

Etapa 3

Posteriormente, trabalhe o uso dos números em conjunto aos verbos  apresentados. Para tanto, relembre quais são os números de dez a vinte, e, a partir de vinte, quais são as casas decimais até o noventa. Sequencialmente, aconselhe que os aprendizes enumerem objetos/mobílias/pessoas em outras pinturas (sugira para que entrem em museus virtuais pelo Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/project/streetviews?hl=pt-BR e descrevem (também numerando) o que encontrarem).

Observação: Pode ser interessante trabalhar, como atividade de casa, com o contexto de vida dos estudantes. Para isso, recomende que numerem a quantidade de determinados objetos que podem encontrar em seu quarto/casa/escola. Peça para que numerem objetos cujos nomes já sabem em inglês, e os instrua a formar sentenças simples tais como: there are five … in my bedroom.