Autoria: Vivian Moraes, Marina de Paulo e Giovanna Palauro

Nível: B2

Objetivos:

  • Aprender expressões e palavras relacionadas ao feminismo;
  • Exercitar a compreensão oral;
  • Exercitar a expressão oral; 
  • Tempo: 1h – 1h30
  • Preparação: Deixar o vídeo aberto em uma outra janela junto com o arquivo das perguntas a serem utilizadas e a foto da Chimamanda.

Materiais:

  • Foto da Chimamanda livre de direitos autorais (anexo 1)
  • Material com perguntas relacionadas ao vídeo para serem separadas entre os estudantes (anexo 2) e divisão de tempos em relação a elas.
  • Celulares dos/as alunos/as com acesso à internet

Etapa 1:

a) O/a docente iniciará a aula acolhendo a turma e perguntando como os/as estudantes estão. 

b) Depois, projetará uma foto da Chimamanda N. (Anexo 1) e perguntará se eles/elas sabem alguma coisa sobre ela: quem ela é ; de onde ela é, qual/quais idiomas ela fala? etc

c) Depois que o grupo responder, o docente pedirá que eles pesquisem sobre ela por meio de seus celulares em sites como o Google e/ou de redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok ou outros.  

d) Depois das pesquisas, o/a docente questionará o que os/as estudantes descobriram sobre ela.

e) Considerando que os estudantes mencionem a temática do feminismo, o/a professora questionará o alunado sobre o que eles sabem a respeito dessa palavra.

f) Posteriormente, o/a docente indagará quais expressões e palavras eles/as imaginam serem utilizadas para discutir esse tópico em inglês. A partir da fala dos/as alunos/as, ele/a anotará/projetará as expressões e ou palavras na lousa ou quadro, de modo que toda a turma possa ver. 

Palavras sugeridas:

  1. Feminism: Belief in and desire for equality between the sexes. As Merriam-Webster noted last month: “the belief that men and women should have equal rights and opportunities.” It encompasses social, political and economic equality. Of course, a lot of people tweak the definition to make it their own. Feminist activist bell hooks calls it “a movement to end sexism, sexist exploitation, and oppression.”
  2. Patriarchy: A hierarchical-structured society in which men hold more power.
  3. Sexism: The idea that women are inferior to men.
  4. Misogyny: Hatred of women.
  5. Misandry: Hatred of men.
  6. Trigger: Something that forces you to relive a trauma.
  7. Bropropriating: Stealing an idea from a woman and putting it into the world as your own.
  8. Mansplain (verb) mansplainy (adjective): When a man explains something to a woman in a condescending way when he either 1) doesn’t know anything about it or 2) knows far less than the woman he is talking to. Sorry, if you already knew that.

Fonte: https://www.usatoday.com/story/news/2017/03/16/feminism-glossary-lexicon-language/99120600/ 

e) O/a docente explicará que os/as estudantes assistirão uma palestra da Chimamanda Ngozi. em grupos, mas que cada grupo ficará responsável por uma parte dessa palestra, de forma que, concomitantemente, três partes diferentes da palestra sejam assistidas. 

Sugestão de divisão: Anexo 2

*Dependendo do tempo de aula que o professor dispuser, o vídeo pode ser solicitado para ser assistido previamente em casa.

f) Além disso, o/a docente explicará que cada grupo receberá um conjunto de questões a serem respondidas na presença de toda a turma referentes ao trecho assistido da palestra. 

Etapa 2: 

a) O/a docente entregará as perguntas específicas de cada grupo e orientará a turma a: 

1) ler as questões antes de executar a parte do vídeo pela qual estão responsáveis; 

2) salientar que, na medida do possível, todos devem responder a alguma/s questão/es. Para isso cada grupo deve decidir quem ficará responsável por determinadas perguntas; 

3) treinarem a resposta à pergunta pela qual estão responsáveis e 

4) rever o que for necessário e solucionar possíveis dúvidas alguns minutos ao final desta etapa da atividade.   

Etapa 3

a) O/a docente solicitará que os grupos reconstruam a narrativa a partir da ordem das partes do vídeo pelas quais ficaram responsáveis, tendo em vista a ordem de estudantes e respostas decidida pelos componentes de cada equipe. 

b) Ao final da apresentação, o/ professor/a solicitará que, oralmente e em conjunto, a turma faça uma síntese das ideias apresentadas por Chimamanda e 

c) Se necessário, questões lexicais, estruturais, de pronúncia, etc. devem ser revistas.

Observações: O vídeo cujo link é apresentado neste plano pode ser encontrado diretamente na plataforma do Ted Talks em:

<https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_we_should_all_be_feminists>. 

Neste outro domínio, existe uma possibilidade interessante de aprendizado de inglês por meio de outras mídias e da colaboração com usuários de diversas partes do mundo.