Autoria: Vivian Moraes, Marina de Paulo e Giovanna Palauro

Nível: C1

Objetivos:

  • Aprender expressões e palavras relacionadas ao luto;
  • Exercitar a compreensão oral;
  • Exercitar a expressão oral; 
  • Tempo: 1h30 – 2h
  • Preparação: Deixar o podcast aberto em uma outra janela junto com os anexos.

Materiais:

  • Link do vídeo Chimamanda N.: https://open.spotify.com/episode/3KtnrpxtaYQcVj2P0jflZi?si=123982044f7441c0
  • Foto da Chimamanda livre de direitos autorais (anexo 1)
  • Material com perguntas relacionadas ao vídeo para serem separadas entre os estudantes (anexo 1) e divisão de tempos em relação a elas.
  • Celulares dos/as alunos/as com acesso à internet

Etapa 1:

  1. O/a docente iniciará a aula acolhendo a turma e perguntando como os/as estudantes estão. 
  2. Em seguida, projetará uma foto da Chimamanda N. e perguntará se eles/elas sabem alguma coisa sobre ela: quem ela é; de onde ela é, qual/quais idiomas ela fala? etc
  3. Depois que o grupo responder, o docente pedirá que eles pesquisem sobre ela por meio de seus celulares em sites como o Google e/ou de redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok ou outros.
  4. Depois das pesquisas, o/a docente questionará o que os/as estudantes descobriram sobre ela. É provável que eles a relacionem com o feminismo. Explique que, embora ela tenha escrito diversos textos feministas, hoje a turma irá trabalhar com a questão do luto. 
  5. Pergunte aos alunos o que eles entendem por luto e se conhecem algum vocabulário em inglês voltado à essa temática.

Para tornar a aula mais interativa, o professor pode pedir para os alunos colocarem suas ideias na plataforma slice. Assim, as respostas ficarão visíveis para todos.

Etapa 2:

  1. O docente enviará o link do podcast após dividir a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por ouvir uma parte do podcast. 
  2. Junto com o podcast, o professor deverá enviar as perguntas em anexo que cada grupo deverá responder com base no podcast. 
  3. É importante orientar os alunos a lerem as perguntas antes de ouvir o podcast, para que possam ter uma ideia do que filtrar no podcast. 

Etapa 3: 

  1. O professor pedirá que os alunos compartilhem as perguntas e respostas recebidas e juntos tentem reconstruir a narrativa do podcast. 
  2. Após essa atividade, o professor retomará a pergunta sobre os vocabulários de luto que os alunos aprenderam com esta aula. Espera-se que o número de palavras aumente. 

Observações:

Se o professor não dispuser de muito tempo para esta aula, ele pode recortar um trecho do podcast e adaptar as questões para sua turma.