Autoria: Profa. Mayara Mayumi Sataka

Nível mínimo: B2

O cine debate objetiva proporcionar reflexões sobre diferentes aspectos linguísticos, culturais e sociais, por meio de uma produção audiovisual. Nesse sentido, o filme escolhido para esse projeto intitula-se BlacKkKlansman, uma produção norte-americana, de 2018, dirigido por Spike Lee. A produção concorreu a várias categorias ao Oscar 2019 e Globo de Ouro 2019, vencendo como melhor roteiro adaptado no Oscar. 

É possível utilizar o tempo em aula para que os alunos possam assistir a esse filme ou pedir para que eles assistam em suas próprias casas. Posteriormente, o debate ocorre em sala.

Todas as aulas são baseadas em princípios das metodologias ativas.

Aula 1

Esta aula destina-se para uma interpretação geral do filme e a percepção sobre a obra.

  1. Pedir para que os/as estudantes discutam e respondam por escrito em duplas:
  • Who are the main characters? Describe them physically and psychologically. Give at least four characteristics of each.
  • What is the main plot of the movie?
  • Which parts of the film have surprised you the most?
  • Would you indicate this film to someone? Why?

2. Os alunos compartilham entre todos/as e discutem suas respostas. 

3. Em seguida, os/as aprendizes, ainda em pares, fazem uma busca na internet pelas informações do filme, usando dispositivos móveis (celular e/ou tablete). Em seguida, necessitam criar uma ficha técnica completa por escrito, contendo as seguintes informações:

  • Nome do filme e tradução para o português
  • Ano de produção
  • País de origem
  • Diretor
  • Participação em festivais
  • Premiações
  • Livro em que o filme foi baseado

Além disso, os/as alunos/as podem inserir mais informações que acharem pertinentes para tornar a ficha mais completa. Também devem dar estrelas de 1 a 5 para a qualidade do filme, justificando sua nota.

4. A aula termina com os estudantes compartilhando suas respostas entre a turma e o/a professor/a.

Aula 2: 

Nesta aula, são focalizados os aspectos e figuras históricos relacionados ao filme. 

  1. Propõe-se que, os estudantes façam uma investigação na internet, por meio de seus celulares,  em trios ou grupos de 4 pessoas. Cada grupo fica responsável por investigar sobre determinado assunto, para, posteriormente, compartilhar com a turma. 

Os temas para serem pesquisados são:

  • Grupo 1: Who is David Duke? 

David Duke é um dos personagens basilares para a compreensão do plot em BlacKkKlansman, no entanto, é um personagem real, que aparece no final do filme.

Ele soa como nós': David Duke, ex-líder da Ku Klux Klan, elogia ...

Fonte: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45874344>. Acesso em 06 de junho de 2020. 

  • Grupo 2: Who is Harry Belafonte?

Harry Belafonte é um importante artista e militante, que participou do filme, na figura de um militante mais velho e experiente.

  • Grupo 3: What is Ku Klux Klan?
  • Who was Martin Luther King?
  • Grupo 4: What was the civil war? 
Did All Chicagoans Support The Civil War?

Fonte: <http://interactive.wbez.org/curiouscity/civil-war/>. Acesso em 06 de junho de 2020. 

2. Após a investigação, cada grupo elege um representante para explicar o que obtiveram em suas pesquisas na internet.

3. Após a apresentação de todos os representantes dos grupos, em turma, professor/a e estudantes debatem: a) quais relações podemos estabelecer entre o que foi encontrado e o filme? b) as informações obtidas contribuem para uma compreensão mais aprofundada da obra?

4. A aula termina com a discussão.

Aula 3: 

Nesta aula, focaliza-se o tema da variação linguística e o preconceito linguístico, em que o tema principal é o African American English.

  1. Mostrar aos estudantes as cenas do filme: 00:30:31 a 00:31:50 e 1:17:51 a 1:19:09.
  2. Em seguida, perguntar-lhes do que estão falando nesses trechos. Explicar-lhes que se trata do “Black English”, termo pejorativo que designa a variedade linguística da população negra nos EUA. Também comentar com os estudantes que os movimentos de resistência preferem utilizar o termo “African American English”, pois assim se resgata a memória cultural e linguística da ascendência africana, ao mesmo tempo em que se preserva a identidade norte-americana. Para compreender melhor, consultar: Willams, C. H. (2007). The “sound of blackness: African American language, social and cultural identities, and academic success in a middle school language arts classroom environment. Doctoral Dissertation. Nashville, TN.:Vanderbilt University.
  3. Posteriormente, em grupos, os alunos são responsáveis por investigar na internet com seus dispositivos duas temáticas distintas, em que uma é mais teórica e a outra mais prática. Os grupos necessitam pesquisar e discutir:
  4. Grupo A: 
  • What is “African American English”?
  • Do you believe that there is a “privileged” linguistic variety, that is, that the language spoken by a social group is taken as the most “correct” form?
  • Is there a problem with the idea of a more correct and incorrect variety? Why?
  • Based on the movie, what can we conclude about these questions?
  • Pode-se indicar a consulta da tese: Willams, C. H. (2007). The “sound of blackness: African American language, social and cultural identities, and academic success in a middle school language arts classroom environment. Doctoral Dissertation. Nashville, TN.:Vanderbilt University.

5. Grupo B:

  • In which songs, films, television productions and books can we find the African American language variety?
  • Pressupõe-se que esse grupo deva assistir e ler tais produções para identificar e conhecer melhor a variedade African American Language.
  • Caso os/as alunos enfrentem alguma dificuldade, pode-se apresentar alguns exemplos: Nina Simone, com a música Ain’t Got No, I Got Life (https://www.youtube.com/watch?v=L5jI9I03q8E); Everybody hates Chris (https://www.youtube.com/watch?v=NlTi3C_d0sI); a peça “A Raisin in the Sun”, de Lorraine Hansberry.

6. Após a pesquisa realizada pelos estudantes, todos podem compartilhar e apresentar com a turma o que encontraram e aprenderam. Além disso, nesse momento, pode-se realizar um debate final acerca do que foi investigado. Pressupõe-se que ao articular a pesquisa dos grupos A e B, os/as estudantes possam compreender que o African American Variety é uma variedade linguística tão válida, legítima e correta como todas as outras variedades linguísticas. Além disso, as valorações dadas ao “Black English” têm fundo social, político e cultural. Como se pode observar no trecho do filme mostrado no início, Duke, ao imitar a fala african american, o faz de maneira caricaturada, estereotipada, desumanizadora e, portanto, racista. Assim, desvalorizar a variedade African American é apenas mais uma das manifestações do racismo nos EUA. Entretanto, a variedade preservada por esses grupos também serve como uma forma de resistência e de identidade da sua própria história, como ascendentes de escravos nessa sociedade. Keeping their linguistics particulaties is a rebelion or a resistance form, being proudly about their cultural indentity

“Ethnic identity is twin skin to Linguistic identity – I am my language until I can take pride in my language, I cannot take pride in myself” (ANZALDÚA)

Aula 4: 

Esta aula destina-se ao debate sobre o poder da obra audiovisual.

  1. Iniciar a aula perguntando aos estudantes o que acham sobre o cinema e a produção audiovisual, se eles acreditam que seja importante e relevante e qual é o poder da obra fílmica. 
  2. Mostrar aos estudantes as cenas 00:00:00 até 00:04:09 e 1:33:18 até 1:42:35. 
  3. Explicar aos alunos que os trechos de filmes mostrados no primeiro trecho são partes do filme mencionado pelo personagem interpretado por Harry Belafonte. Assim, o “The birth of a Nation” existiu e realmente foi o que foi explicado pelo personagem. 

Além disso, o filme The Birth of a Nation usa a prática de blackface

Desse modo, pedir para os/as alunos/as que façam, em duplas, uma pesquisa na internet, com seus dispositivos móveis, discutam e respondam por escrito: 

  1. What is the movie “The birth of a Nation”? What is it about?
  2. What is blackface? Why is it offensive and racist? 
  1. Após a pesquisa realizada pelos/as estudantes, pedir para que eles compartilhem o que compreenderam. 
  1. Em seguida, debater oralmente com os alunos a relação entre o que pesquisaram e os trechos do filme mostrados no início da aula. Essa discussão objetiva sensibilizá-los quanto a potência da cinematografia. O primeiro trecho, que dá início ao filme, é uma propaganda audiovisual. Assim, discutir a poder da propaganda, utilizada para propagar ideias. Pode-se exemplificar com o marketing e com o desenvolvimento do capitalismo, em que, com o intuito de gerar consumo, também constrói e vende, primeiramente, uma ideia. Além disso, a potência do cinema é perfeitamente compreensível ao ver o segundo trecho exibido em sala. O personagem de Harry Belafonte argumenta o quão poderoso foi o filme The Birth of a Nation a ponto de fazer ressurgir o KKK. Por outro lado, o blackface foi uma estratégia muito poderosa na produção audiovisual para perpetrar o racismo na sociedade. Entretanto, o cinema e a arte, de maneira geral, é muito potente para a resistência, já que toda essa discussão é possibilitada por meio da representação em BlacKkKlansman. É possível dizer que a resistência do filme é a mesma de Ron, isto é, por dentro do sistema? É muito possível dizer que sim, já que foi um filme exibido em vários festivais e presente em várias premiações (do universo artístico que foi, primeiramente, construído pelos brancos).
  1. Finalizar a aula com o fim do debate, perguntando aos estudantes em que medida compreendem a potência do cinema com a obra BlacKkKlansman

Aula 5:

Nesta aula, pretende-se estabelecer relações interculturais entre os EUA e o Brasil. 

  1. O filme BlacKkKlansman e todas as discussões propiciadas nas aulas anteriores demonstram a história do racismo nos EUA. Entretanto, o racismo é uma prática de preconceito também presente na realidade brasileira. Nesse sentido, mostrar o começo (os primeiros 28 segundos) da música capítulo 4 versículo 3, do Racionais Mc’s, (https://www.youtube.com/watch?v=YLa77FGfkY8). Dar aos alunos, a música por escrito:

“60% dos jovens de periferia

Sem antecedentes criminais

Já sofreram violência policial

A cada quatro pessoas mortas pela polícia três são negras

Nas universidades brasileiras

Apenas 2% dos alunos são negros

A cada quatro horas um jovem negro morre violentamente em São Paulo

Aqui quem fala é Primo Preto mais um sobrevivente”

  • Comentar com os/as estudantes que essa música integra o CD “Sobrevivendo no Inferno”, de Racionais Mc’s. Explicar-lhes que é um grupo de rap da zona sul paulistana. O rap já foi amplamente estigmatizado, sendo caracterizado como algo inferior culturalmente. No entanto, hoje, esse álbum é uma das leituras obrigatórias para o vestibular da UNICAMP. Essa inclusão demonstra o avanço no reconhecimento da potência artística do rap, que nasceu nas favelas paulistas. Mais informações consultar: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/05/racionais-mcs-vira-leitura-obrigatoria-para-vestibular-da-unicamp.shtml>.

2. Após escutar a música, pedir para que os alunos se separem em grupos de 4 pessoas e discutam, com base na pergunta: How can we establish approximations and distances about racism in the USA and Brazil? Propõe-se que os estudantes possam buscar exemplos que comprovem seus pontos de vistas, por meio de buscas na internet. Tais exemplos podem ser: notícias, dados estatísticos, fatos históricos, lideranças de movimentos de resistência, relatos, obras artísticas etc.

3. Nesse momento, a discussão é aberta para a turma toda e cada grupo apresenta uma síntese do que discutiram. Além disso, apresentam o que encontraram em suas investigações.

ATIVIDADE EXTRACLASSE: 

Explicar a atividade final realizada de maneira extraclasse. Após a finalização do projeto de cinedebate, propõe-se que os/as alunos façam uma arte no Canva, um site com vários modelos de design. Pretende-se que, com base nos debates providos e o filme, os/as estudantes façam um cartaz em língua inglesa, com as seguintes possibilidades:

  • Indicação do filme BlacKkKlansman para outras pessoas
  • Indicação de outras obras conhecidas durante o projeto (por exemplo, Nina Simone)
  • Conteúdo com algo estudado durante o projeto (por exemplo, African American English)
  • Ficha catalográfica realizada na primeira aula (por exemplo, com resenha)
  • Homenagem a figuras que lutaram contra o racismo ou sofreram o racismo no Brasil e/ou nos EUA (por exemplo, Marielle Franco)