Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; João Vitor Bergamaschi; Olavo Agrela Froeder

Nível: B2.

Objetivos: 

  • Apreender os significados e aplicabilidades dos conceitos de Coesão e Coerência;
  • Compreender o funcionamento e uso dos conectivos (linking words);
  • Compreender a importância dos conectivos para a construção de sentidos em textos;
  • Praticar a produção e interpretação textual a partir do tema proposto.

Tempo: 1h e 15min (Uma hora e quinze minutos).

Materiais: 

Etapa 1 (Média de 15 minutos):

Inicie a aula cumprimentando devidamente os aprendizes e esclarecendo quaisquer avisos institucionais necessários — retire também quaisquer possíveis dúvidas que os discentes possam ter. A partir disso, proponha para que os alunos interpretem um texto de Circuito Fechado (sem elementos de coerência), presente nos slides, auxiliando-os através de uma leitura interativa, em classe, entre aqueles que sentirem-se confortáveis a participarem. Retire quaisquer dúvidas de vocabulário necessárias e, através desses esclarecimentos, retome uma última vez ao texto para interpretá-lo (faça atenção a falta de palavras gramaticais e de conectivos no excerto, e a sua relativa construção de significados mesmo assim).

Etapa 2 (30 minutos):

A partir do texto da primeira etapa da aula, proponha uma relação (disponível no slideshow), a partir de uma perspectiva da Linguística Textual, entre o que é Coerência e o que é Coesão. Diferencie os dois conceitos e faça atenção à não existência de textos (comunicativamente significativos) sem coerência. A partir da apresentação e do devido entendimento do que é Coerência, enfoque nas diferentes formas de construir a coesão textual em um texto, priorizando, ainda, o uso de conectivos (Linking Words). Após isso, apresente quais são alguns diferentes conectivos em Inglês, e seus respectivos sinônimos mais (in)formais, bem como quais são suas implicações textuais (Continuação, Conclusão, Oposição, Causalidade). 

Etapa 3 (30 minutos):

Por último, como atividade de revisão, internalização e de produção própria, proponha para que os discentes que, individualmente ou em duplas, reescrevam o texto de Circuito Fechado apresentado na primeira etapa, contendo dessa vez elementos coesivos. Instrua os discentes a utilizarem dos exemplos de conectivos apresentados na etapa anterior. Antes dos estudantes entregarem suas produções textuais ao fim da aula, peça ainda para que troquem seus trabalhos entre si e para que deem pareceres sobre o que acham que ficou mais claro/confuso na reescrita de seus colegas, juntamente ao que teriam feito de forma diferente/igual.

Observações:

Esta pode ser uma aula que dialogue com o tema/assunto gramatical de sentenças subordinadas (subordinated clauses); e, por esta razão, se possível, tente elencar tais assuntos para elaborar uma sequência didática e fomentar a construção conjunta de novos entendimentos.

Este pode ser também um tema interessante para desenvolver e debater com os discentes a escrita acadêmica/formal. Para esse caminho, traga os conectivos mais para o início da lição e, num segundo momento, elabore sobre produções textuais mais formais  e o uso de sinônimos mais adequados a esses contextos nos enunciados.