Autoria: Giovanna Palauro Silva e Marina de Paulo Nascimento

Nível: A1

Objetivos:

  • Discutir sobre as criaturas místicas do passado, como dragões, elfos e outras lendas;
  • Aprender formas de expressão no passado por meio do simple past.

Tempo: 1h30

Preparação:

  • Organizar as condições necessárias para a exibição do clipe da música e do jogo (projetor, televisão, etc).

Materiais:

Etapa 1:

O/a professor inicia a aula acolhendo os/as alunos/as e perguntando como eles/as estão. Em seguida, pergunta quais criaturas místicas os alunos conhecem. Conforme os alunos discutem, evidencie as seguintes palavras no quadro: dragon, elf, hobbit, dwarf, wizard, witch, fairy, mermaids, giants and trolls. Certifique-se que todas as palavras foram entendidas e peça aos alunos que procurem, no clipe da música a ser exibida, o maior número de criaturas identificáveis. O docente pergunta à turma Which creatures did you see in the video? e coloca na lousa: I saw____. O docente também pode perguntar: Which creature did you like the most? e colocar na lousa o modelo: I liked the _____.                O educador também pode fazer outras perguntas, a depender dos conhecimentos prévios dos alunos. Assim, os alunos terão o primeiro contato com o simple past.

Etapa 2:

O/a professor pergunta quais outras criaturas místicas apareciam em lendas antigas e ensina there was e there were. Depois, pergunta em qual tempo aquela conversa está se desenvolvendo (uma sugestão de acréscimo é o professor desenhar uma linha do tempo na lousa, com presente, passado e futuro para melhor situar os alunos). Ainda, ele explicita que os alunos já começaram a utilizar o simple past. Visando o ensino deste tempo verbal com uma metodologia intuitiva, o docente escreve na lousa algumas frases de exemplo. Confira algumas sugestões abaixo:

I saw a dragon in the video.

There were dwarfs. 

I liked the elf. 

Peça para os alunos identificarem os verbos utilizados nas 3 frases usadas de exemplo (saw, were, liked). Pergunte a eles o que todos estes verbos têm em comum (todos estão no passado). Peça para que eles tentem identificar a forma base destes verbos (see, be, like). A partir daí, o professor pode sugerir que existam verbos regulares e irregulares e se os alunos conseguem adivinhar qual dos verbos utilizados no exemplo é regular e porquê (like, porque tem a terminação -ed). Para a consolidação do conhecimento, o docente divide a turma em dois grupos e projeta o jogo Baamboozle. Cada time deve escolher um número e adivinhar a forma do verbo apresentado no simple past. É interessante que o docente incentive os alunos a anotarem as respostas erradas para um estudo posterior. O jogo é uma boa opção para o trabalho em equipe, além de impulsionar o aprendizado moderno.

Etapa 3:

Visando uma prática mais direcionada, o professor pede para os alunos escreverem um parágrafo usando os verbos no simple past sobre algum trecho que filme que possua criaturas místicas. Segue algumas indicações:

  • Como treinar seu dragão (classificação livre);
  • O senhor dos anéis (12 anos);
  • Game of thrones (18 anos);
  • Shrek (classificação livre).

Para finalizar a aula, o educador pergunta aos discentes o que foi aprendido em sala no dia da aula. Quando ouvir as respostas “criaturas místicas” e “passado” ele passa a fazer perguntas rápidas direcionadas aos alunos como who was your best friend when you were a child? ou Which mystical creature did you like the most when you were young?. Assim, o docente finaliza a aula explicitando o conteúdo aprendido.