Tags: Grammar – Simple Present – Present Continuous – Routine – Dynamic – Gramática – Presente Simples – Presente Contínuo – Rotina – Dinâmica.
Objetivos:
● Fixar o Simple Present e Present Continuous;
● Treinar o reconhecimento de erros gramaticais na produção escrita de língua inglesa;
● Apresentar alguns advérbios de frequência;
● Expandir o vocabulário de atividades rotineiras em inglês;
Tempo: 1h10 à 1h25;
Preparação: revisão do Simple Present e Present Continuous.
Materiais:
• Texto de insumo impresso ou disponibilizado virtualmente;
• Folha sulfite;
• Canetão e Lousa;
• TEXTO 1
Etapa 1 (15 a 20 minutos):
O docente introduz a aula cumprimentando os/as estudantes em inglês, estimulando o uso da língua. Em seguida, inicia um warm-up entre os alunos, com o objetivo de estabelecer um clima acolhedor e interativo, incentivando-os a descrever sua rotina em português. Enquanto isso, o docente coloca os vocabulários utilizados relacionados à temática – como “wake up”, “take a shower”, “have a breakfast”, e outros verbos relacionados a atividades do cotidiano, além de “today”, “everyday”, “sometimes”, e outros advérbios e construções adverbiais com ideia de frequência. -, ditos pelos alunos, na lousa e em inglês, guiando-os à situação descritiva/comunicativa.
Etapa 2 (35 a 40 minutos):
Apresentar o texto para os alunos, descrevendo o gênero (Routine registering). Neste momento, o professor deve explicar a proposta de atividade, optando por distribuir a cada aluno uma cópia do Handout, ou projetá-lo caso seja preferível ou possível. Ler o Texto 1 (disponível em anexo nos materiais) juntamente aos alunos, fazendo uma leitura coletiva ou individual, a depender da organização da turma, chamando atenção para os advérbios de frequência e construções adverbiais de frequência presentes. Perguntar a eles o que entenderam do texto e se possuem
alguma dúvida quanto ao vocabulário. Ao final da atividade, pedir para que, em duplas, encontrem os erros presentes no texto 1, a fim de desenvolver o pensamento e o trabalho colaborativo, discutam como solucioná-los (aqui, o professor pode escolher falar a quantidade de erros que os alunos devem encontrar ou não, dependendo do perfil da sala). Ao final, dando continuidade a ideia de colaboração e para que todos possam compartilhar suas escolhas, o professor pode pedir para que cada uma das duplas corrija um erro na lousa ou em voz alta. Dessa forma, a correção das atividades acontece de forma conjunta e dialogada com a turma, permitindo que os alunos argumentem sobre suas escolhas durante a correção do texto.
Etapa 3 (20 a 25 minutos):
Para finalizar, com base no texto anterior, o professor pode pedir para que cada aluno produza uma atividade discorrendo sobre sua própria rotina, individualmente, a fim de trabalhar os temas supracitados através de atividades de aprendizado ativo e de um exercício de produção escrita.
Observações: Para obter um bom resultado nessa atividade, o professor deve ter trabalhado previamente com os dois tempos verbais (Simple Present e Present Continuous);
Autoria: Profa: Rafaela Haynes
Adaptado por: Prof. Yago França
Nível: A2