Autoria: Profa. Rafaela Haynes

Nível: A2

Após o/a professor/a ter apresentado e praticado as estruturas e o léxico referente à situação de  “directions” , ele/a pode fazer o seguinte jogo:

  1. O professor deve dividir os alunos em três grupos de cinco pessoas; Cada grupo deverá ter um aluno atrás do outro e os grupos devem estar longe uns dos outros;
  2. O professor, através de um “telefone sem fio”, deverá passar a instrução de direção (exemplo: “turn the left”/”go straight ahead”) para o primeiro aluno da fileira; O primeiro aluno deve passar a informação para o aluno de trás (telefone sem fio) e assim por diante até que chegue no último aluno da fileira; esse, por sua vez, deverá escrever exatamente a informação que recebeu;
  3. Quando o último aluno terminar de escrever a informação, todos deverão trocar de cadeira, de maneira que, o que estava na última cadeira, passe para a primeira e todos os outros passem uma carteira para trás.

1ª rodada: troca:

  1. Novamente o professor fornecerá uma informação para o aluno que está agora na primeira fileira, essa informação será anotada no mesmo papel pelo aluno que está agora na última carteira; Os alunos trocarão de carteira, como anteriormente, até que todos tenham tido a chance de ser o primeiro a ouvir a informação e a chance de escrever;

Treasure Hunt

  1. Quando os alunos completarem as informações, o grupo que tiver todas as informações corretas, achará o “tesouro”;
  2. Para incentivar os alunos, o professor pode esconder “prêmios” (pode ser bombons ou o que o professor preferir) na sala, para que os alunos realmente sigam as direções que foram dadas até encontrar o “tesouro”;
  • Essa atividade trabalha com o listening (os alunos deverão entender a fala do professor e a fala dos outros alunos), com o speaking (os alunos deverão passar a informação de forma correta para que consigam achar o “prêmio”), com o writing (os alunos alunos terão que escrever as informações que chegaram para eles) e com o reading (os alunos terão que ler cada direção novamente para procurar o “tesouro” pela sala).