Autoria: Marina de Paulo Nascimento

Nível: B1 ao C1

Objetivos:

  • Aprender expressões e palavras relacionadas ao Feminismo;
  • Praticar a compreensão oral;
  • Praticar a expressão oral; 

Tempo: 90 minutosPreparação:  antes da aula, os/as estudantes devem assistir ao vídeo “Kids Describe Feminism to an Illustrator”, disponível em: https://youtu.be/LlWeEhvaO9U

Materiais:

  • Link do vídeo: “Kids Describe Feminism to an Illustrator”: https://youtu.be/LlWeEhvaO9U.
  • Suporte para a execução do vídeo “Kids Describe Feminism to an Illustrator” (projetor, tela, computador, etc.) 
  • Suporte para o sorteio das perguntas (em anexo) pelos/as estudantes (caixa, saco plástico, envelope, etc.)
  • Cópias de todas as perguntas para serem sorteadas pelos/as estudantes. 

Etapa 1:

a) O/a docente iniciará a aula acolhendo a turma e perguntando como os/as estudantes estão.

b) Depois, perguntará qual tarefa (relacionada com essa aula) deveria ter sido realizada em casa.

c) Após as respostas, ele/ela perguntará sobre o tema do vídeo

d) Assim que os/as estudantes responderem, o/a professor/a indagará quais expressões e palavras novas eles/as anotaram acerca da temática explorada pelo vídeo (Feminismo) e se existem comentários e/ou dúvidas a respeito delas. Enquanto as palavras forem mencionadas, os/as próprias estudantes devem anotá-las/projetá-las (se possível, pelo Jamboard) no quadro, de modo que todos possam ver.

e) Depois disso, o/a docente explicará que, em equipes menores, os/as alunos/as responderão a todas as perguntas e que, depois disso, elas serão discutidas em conjunto com a turma toda.

f) Em seguida, o número de estudantes nos grupos menores será separado em acordo com a quantidade total de alunos/as presentes.

Etapa 2: 

a) O/a docente orientará que os/as estudantes respondam as perguntas nos grupos menores e, se necessário, com os celulares e/ou outros suportes, retomem pontos que gerem dúvidas. As questões devem ser acompanhadas pelo quadro e/ou projeção. Após a finalização das discussões, o/a docente revisará a leitura das perguntas em conjunto com a turma, tendo em vista que ao lerem as perguntas que sortearem, na próxima etapa, sintam-se mais confiantes.

Etapa 3

a) O/a docente entregará um suporte com diferentes perguntas e pedirá que esse recipiente passe por todos/as os/as estudantes. Por meio desse material, cada um/a deles/as deve sortear pelo menos uma das indagações e ler para a turma. Todavia, as questões serão respondidas conjuntamente por todo o grupo. b) O/a docente deve prestar apoio durante as leituras das questões e em suas respectivas respostas. Além disso, antes de se iniciarem as indagações e as respostas, deve-se alertar os/as estudantes sobre a normalidade das dúvidas e da insegurança na comunicação em língua estrangeira, devendo-se sempre apoiar e respeitar os/as colegas em seus turnos de leitura e fala. c) Se necessário, devem ser revistas questões lexicais, estruturais, de pronúncia etc. d) Posteriormente a aula, em outros espaços, como nas próprias casas, os/as estudantes deverão produzir um cartaz sobre feminismo. Se for da vontade deles/as, essas produções poderão ser expostas por meio de digitalização em redes sociais como Facebook, Instagram, etc. e/ou mesmo na própria escola.