Autoria: Vinicius de Freitas Azola, Isabela Luchesi Viegas, Livia Brambila Pereira, Matheus Abraão Canuto de Almeida e Raul Enrico de Oliveira. 

Nível: C1 

Objetivos: 

● Demonstrar aos alunos a presença de contrações informais e seus usos cotidianos. 

● Explicar e propor reflexão aos alunos sobre o uso informal da língua. 

Tempo: 60 minutos 

 Preparação: Aula prévia sobre o connected speech (mais especificamente o reduced speech, mas é uma tecnicalidade que apenas o professor precisa saber para trabalhar melhor em sala), com comparação entre discurso formal e informal

Materiais: 

• Equipamento de datashow para exibição de Lyric video

• Caixas de som para reprodução de multimídias; 

• Lousa para anotações durante a aula; • Material impresso para entregar para os alunos.

Etapa 1

Para iniciar a aula, como aquecimento, apresenta-se aos alunos o lyric video da música No Tears Left to Cry, da cantora Ariana Grande, para introduzir o tema de reduções informais. A seguir, questiona-se os alunos acerca da temática, a fim de identificar e analisar o conhecimento prévio deles a respeito do conteúdo. Como sugestões de perguntas, tem-se: What are reductions? What do they stand for? How do they work? Can you give me some examples? 

Etapa 2: 

Nessa etapa, conceitua-se as reduções através de exemplos e explicações na lousa produzidos pelo professor. Utilizando partes da música, poderá ser demonstrado como ocorrem a construção das reduções, por exemplo: “going to → gonna”. Logo após, por meio da produção de uma tabela (na lousa), em conjunto com os alunos, temos já dispostas as contrações informais, para então eles relacionarem com as formas não contraídas. É nesse momento da aula que também será proposto que os alunos repitam algumas frases que contenham reduções, de modo a compreenderem na prática que essas formas não são enfatizadas na pronúncia. 

Etapa 3 

O objetivo central dessa parte da aula é o uso da língua-alvo em situações significativas de comunicação. No caso, apresenta-se situações do cotidiano — por meio de séries de TV, como Friends, The Office e How I Met Your Mother — em que se emprega as contrações informais. A partir da interação já proposta — exibição da música e construção da tabela —, na qual os alunos se prepararam linguisticamente, o professor deve propor aos alunos uma discussão sobre as cenas reproduzidas em sala. Propõe-se o fechamento da aula, com a atribuição de um Homework:  o professor deverá sugerir podcasts estrangeiros como Anything Goes With Emma Chamberlain e The H3 Podcast para que os alunos possam explorar e escolher 3 contrações informais em casa para a próxima aula. Além disso, como dica final, o site “YouEnglish” também será indicado para que os alunos pesquisem e observem como as contrações são usadas em outros contextos. Observações: Caso necessário, possuir material impresso da letra música e das frases da série. Se possível, orientar o professor a produzir slides de apoio ao conteúdo, já com as frases da série prontas e a aquelas voltadas para a repetição em grupo também.