Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1.

Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II.

Objetivos: 

  • Aprender e praticar a enunciar perguntas para a terceira pessoa do singular;
  • Compreender o funcionamento do verbo auxiliar Does e da sua forma negativa, Doesn’t;
  • Reforçar a expressão de gostos pessoais e preferências através de verbos como like, love e enjoy;
  • Praticar o uso de would rather para expressar preferências (um ao invés do outro).

Tempo: 1 (Uma hora) a 1h e 15min (Uma hora e quinze minutos).

Materiais: 

Etapa 01 (15 – 20 minutos):

Comece a aula cumprimentando os discentes e os questionando sobre como passaram desde o(s) último(s) encontro(s). Após isso, dê início a uma atividade de aquecimento e revisão, que parta de um exercício de verdadeiro ou falso (true or false) para uma conversa sobre a opinião dos aprendizes acerca de algumas comidas e passatempos – priorize vocabulários que eles possam conhecer. Para este diálogo, então, questione se os alunos amam (to love), gostam (to like), curtem (to enjoy) ou se desgostam (to dislike) dos objetos apresentados no slideshow. Dê espaço também para que os aprendizes expliquem suas escolhas e discorram sobre seus interesses. 

Etapa 02 (20 – 25 minutos):

Para a segunda parte da aula, reproduza o videoclipe da música “The Fox” para trazer exemplos de enunciações reais que contenham o auxiliar Does (encontrado na indagação do refrão “What does the fox say?”). Indague para os aprendizes, antes de reproduzir o vídeo, quais animais são mencionados pela canção e como estes compõem o sentido da música. Após escutarem, pergunte o que o eu lírico da canção quer saber, e o porque ele usa o auxiliar does e não o do. Após esta interação, explicite para os discentes o funcionamento do auxiliar e retome o exemplo da música. Pode ser interessante, caso haja tempo disponível, também trabalhar alguns vocabulários trazidos pela composição (ex: animals).

Num segundo momento dessa mesma etapa, apresente o conteúdo would rather e explique-os para os discentes partindo de seus conhecimentos prévios e do que acham que possa tratar este verbo modal. Dê ênfase para a construção sintática do verbo e de sua carga semântica  de hipóteses (subjuntivo/condicional). Pode ser interessante também, por vias didáticas, assemelhar o uso do would rather com construções já conhecidas pelos alunos, como o “I prefer”, que apesar de funcionar gramaticalmente diferente (não ser modal e precisar do auxiliar para conjugar perguntas), possui o mesmo significado.

Etapa 03 (20 – 25 minutos): 

Por último, como exercício de prática e compreensão, proponha uma atividade de escolha entre dois objetos/atividades/condições na plataforma online Would Rather. Para a atividade, a turma deve, em conjunto, selecionar qual dentre as duas opções dadas preferem. Se houver divergências, dê espaço para que os expliquem-se e compartilhem os motivos pelos quais selecionaram uma opção ou outra. Antes de escolher cada opção, também, questione a turma sobre o que esperam que seja mais popular dentre o público do jogo, ou seja, o que acham que a maioria do público escolheu, independente de suas preferências. Por último, instrua a turma a sempre dar suas respostas com sentenças completas (I would rather…).