O desafio de lecionar no contexto de ensino remoto emergencial dispensa apresentações; além da dificuldade para operar as tecnologias digitais, surge outra enorme dúvida: como interagir com os alunos no ambiente virtual? Naturalmente, aulas interativas e dinâmicas contribuem para um aprendizado de idiomas mais rápido, e no mundo digital, felizmente, há uma abundância de ferramentas que servem de alternativas para a sala de aula tradicional. Nesta página apresentaremos brevemente diversos softwares e sites úteis para o professor que busca trazer a presencialidade ao ensino à distância.

SpatialChat

SpatialChat é um site no qual se pode criar salas de bate papo com diversos recurso úteis. Cada usuário presente na sala é representado por um pequeno círculo com seu nome ou a imagem de sua câmera; o usuário pode falar no microfone, enviar mensagens de textos e mexer seu ‘avatar’ pela sala virtual. Quanto mais distante um avatar estiver distante dos demais, seu volume diminui, o que torna possível que os alunos se agrupem e conversem entre si sem ter que sair do site.

O serviço gratuito oferecido pelo chat permite até três salas com capacidade máxima para 25 alunos cada, e um limite de três mil minutos diários. Esse limite permite duas aulas de uma hora diárias com vinte cinco participantes, mas o limite pode ser estendido por meio de assinaturas.

WonderMe

WonderMe funciona praticamente igual ao SpatialChat com o seu recurso de diálogo espacial em um ambiente na web, porém conta com alguns recursos únicos que podem vir a ser muito úteis. As perguntas icebreakers, por exemplo, são pré determinadas pelo anfitirião e são apresentadas a quem for entrando na sala, e a resposta que derem vai ficar do lado do nome de usuário no decorrer da sessão. Esse recurso é útil para se montar grupos, agrupando os alunos pela resposta que forneceram ao entrar na sala.

O WonderMe também possibilita o anfitrião definir uma foto do seu computador como o fundo da tela, além de fazer anúncios para todos que estiverem na sala.

WonderMe é totalmente grátis, seus criadores planejam monetizar a ferramenta ao final de 2021/começo de 2022.